segunda-feira, 15 de março de 2021

O que é Call To Action?


Uma ocasião, quando eu era um jovem profissional, disse a um amigo que tinha dúvidas se pedia ou não um aumento de salário, na empresa que trabalhávamos. Ele me disse: vá falar com o chefe e peça. O pior que pode lhe acontecer é você continuar com o salário atual. 

O não você já tem
Para quem faz um site ou uma página de site, muitas vezes é óbvio o que você gostaria que o visitante fizesse quando na página. Infelizmente, também muitas vezes isso não é tão óbvio assim para o visitante. 

Como no caso que contei, onde o que era importante para mim não era no que meu chefe estava prestando atenção, também o visitante do site precisa ter sua atenção focada naquilo que você quer e ele precisa receber um pedido claro: por exemplo clique aqui e faça o download agora, em lugar bem visível da página.

Outro exemplo: é óbvio que você gostaria que o visitante que viu um vídeo seu no YouTube desse um curtir e também passasse a seguir você, mas na maioria das vezes não é o que acontece. 

Você precisa chamar a atenção dele para isso e pedir. Se você reparar, quase todos os influenciadores digitais começam seus vídeos pedindo para o visitante seguir e curtir. Fazendo um call to action.

O CTA que não é aquele de São José dos Campos
Call to Action - abreviado para CTA - que poderia ser traduzido por "chamado à ação" ou "pedido de ação" é o nome dado no marketing digital a esse conceito de você pedir explícita e claramente em uma página do seu site o que você gostaria que o visitante fizesse.

Vale, claro, para os outros pontos da sua presença digital além do site, para todos na verdade. Entre outras coisas ajuda na seguinte reflexão, toda vez que vocês estiver criando um item marketing digital: O que exatamente eu gostaria que o cliente fizesse ao ter contato com esse item?

As  actions mais comumente  solicitadas nos Call to Action
1) Comprar. Nem precisaria falar dessa, mas já aconteceu comigo de ser difícil achar o botão comprar em página de e-commerce...
2) Fornecer dados de contato para você retomar a conversa outra hora / gerar um lead / colocar a pessoa no começo do funil de vendas. É o famoso inbound marketing, Preencha o formulário para fazer o download do PDF "5 dicas para..."
3) Avançar a pessoa pelo funil de vendas. Agende o teste drive aqui. Faça o download da versão de demonstração. Marque uma conversa com um consultor.
4) Ajudar seu marketing a atingir mais pessoas. Siga, curta, compartilhe. Marque um amigo nos comentários. 

Detalhes tão pequenos
Da nossa experiência, aumentar a visibilidade e o destaque dos CTAs no seu marketing digital podem aumentar muito sua eficácia. Testar ajuda: mudanças nas palavras, no tamanho das fontes, posicionamento e cor do botão de CTA podem alterar seu resultado.

Como exemplo de testes, descobrimos aqui no blog que posts com listas com número ímpar de itens são estatisticamente mais clicados e lidos que posts com listas de número par de itens: "3 dicas..." ou "5 razões..." são mais clicados que "4 dicas...". Esse conhecimento é totalmente empírico, desconhecemos alguma razão técnica para isso. Mas se muitos testes mostraram que funciona, a gente acredita.

Casa de ferreiro, espeto de ferro
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