segunda-feira, 23 de agosto de 2021

O que é um microsite?


Veja o que é um microsite e como um ou mais microsites podem ajudar seu site principal e sua estratégia de marketing.

O que é um microsite?
Um microsite é um site pequeno, de uma ou poucas páginas web, que embora claramente associado a uma empresa ou uma marca, fica em endereço (uma URL, um domínio) diferente da do site principal da empresa. Tem um objetivo específico e mais focado do que o objetivo difuso do site institucional ou principal da empresa.

Por exemplo uma empresa poderia ter um site principal www.nomedaempresa.com.br com 30 páginas e dois microsites: www.nomedoproduto.com.br com duas páginas, falando de um produto especial ou novo e www.nomedapromocao.com.br, com uma página, apresentando uma nova promoção. 

Cabe notar que o site principal da empresa é permanente e os microsites podem ser permanentes ou temporários, dependendo das necessidades do marketing. Por exemplo, o microsite de uma promoção temporária só faz sentido existir enquanto a promoção estiver valendo.

Para que serve um microsite?
Um microsite serve para passar uma mensagem mais específica, mais focada, para um público mais específico, mais focado.

O site institucional, principal, de uma empresa tem que cumprir muitas funções, para muitos públicos: apresentar a história, missão e valores, o time da empresa, todos os produtos e serviços, informações de assistência técnica e suporte, endereço de filiais, documentos técnicos para download,  acompanhamento de entrega do produto, etc. etc.

Essa grande enciclopédia de referência sobre a empresa que é o site principal, acaba contendo muito ruído se você está, por exemplo, só querendo que dentistas  prestem atenção na cadeira odontológica que você está lançando.

Nessa hora, um site pequeno, focado - um microsite - www.novacadeira.com.br, pode ser mais eficaz. Esse nome e essa aplicação são só exemplos.  A mesma ideia pode ser usada de formas diferentes em muitos outros contextos.

Ao invés de um microsite, não dá para fazer o mesmo com uma página ou seção específica no site normal da empresa?
Pensando só na tecnologia, tudo o que você pode colocar em um microsite você poderia colocar em uma nova página ou uma nova seção do site principal. Um microsite é só uma página, ou um pequeno conjunto de páginas web, que poderiam ficar no site principal.

Porém, pensando no marketing, se esta página ou pequeno conjunto de páginas ficar em outro site em um domínio especialmente criado para ele, você pode desfrutar de algumas vantagens que vamos descrever a seguir. 

Quais as vantagens de um microsite?

Vantagem 1
Focar a atenção.
Não custa frisar: a biografia do seu avô que fundou a empresa é importante, o menu que abre em cascata e com um clique dá acesso aos seus 27 produtos também é importante, mas são importantes em outra hora. No microsite você quer que um público específico preste atenção numa mensagem específica.

Vantagem 2
Ser (mais) criativo no design, interface e mensagem.
Como o microsite é uma entidade lógica e fisicamente separada do site principal da empresa, ele não precisa ficar preso às regras de design, interface e conteúdo do site principal. Dá para soltar muito mais a criatividade e fazer coisas mais descoladas, ou ousadas, ou mais de nicho para determinados públicos.

Vantagem 3
Experimentar uma nova agência e/ou uma nova estratégia de marketing sem melindrar (muito) a sua agência atual ou a equipe da empresa.
As demandas do site principal da sua empresa, são muitas, não só do ponto de vista de marketing, como muitas vezes do ponto de vista de conexão do site a sistemas de informática administrativos, de retaguarda. Isso leva muitas empresas a optar por um determinado perfil de agência digital para o site principal, ou fazê-lo com uma equipe interna da empresa. 

Um microsite pode ser a oportunidade de experimentar com uma agência mais autoral, como a Vendere 😀, ou experimentar uma nova abordagem ou estratégia de marketing, sem melindrar (muito) a sua agência atual ou sua equipe interna da empresa, porque ninguém vai mexer no site principal.

Vantagem 4
Facilitar ser localizado no Google.
Os algoritmos do Google valorizam o nome (o domínio) do site e o foco do conteúdo, na hora de atender o que uma pessoa está pesquisando. Justamente as duas coisas que um microsite tem: nome e foco.

Por isso, um microsite pode às vezes ser visto pelo Google como uma reposta melhor à uma pesquisa, do que exatamente a mesma informação, só que enterrada em meio às 50 páginas do site institucional da empresa.

Há dificuldades?

Dificuldade 1
Você pode ter que divulgar especificamente o microsite
Embora um microsite seja construído para ser achado facilmente pelo Google, a resposta a pesquisas é determinada por muitas variáveis e difícil de prever ou manipular, por mais que você faça. Não dá para garantir que do Google venha todo o tráfego que você gostaria.

Para maximizar o investimento, um microsite geralmente precisa de uma campanha de anúncios em mídia (convencional ou digital), a ser projetada (e paga) conjuntamente.

Dificuldade 2
O microsite precisa de conteúdo diferente do site principal
Um microsite pode atrapalhar o posicionamento do site principal no Google (SEO), se você copiar conteúdo do site principal e colocar nele. O algoritmo do Google costuma penalizar conteúdo repetido, então não dá para "copiar e colar". 

É preciso criar conteúdo novo e diferente para o microsite, mesmo que ele fale de um assunto que também foi mencionado no site principal.

Como saber se a empresa precisa de um microsite?
É difícil fazer uma lista exaustiva de todos os casos em que um microsite poderia ser útil, mas para começar você deveria considerar um microsite se você está pensando em:

1) Lançar um novo produto, um novo serviço, ou um evento

2) Fazer campanha ou ação por tempo limitado. Lembrando que o site principal é perene e um microsite pode ser (e geralmente é) temporário.

3) Promover produtos ou serviços sazonais.

4) Falar com novas audiências, demografias ou culturas, diferentes das normais da marca. 

Quem eu procuro para conversar a respeito de um microsite?
Tecnicamente um microsite é só um site pequeno e focado, hospedado em um domínio separado do domínio principal da empresa. Portanto, qualquer boa agência digital que faça sites pode fazer um microsite.

Porém, o investimento em um microsite costuma ter melhor retorno se este for bem mais criativo e diferente do site principal da empresa, até para chamar a atenção das pessoas, da mídia e das redes sociais. Nessa hora uma agência mais autoral, como a Vendere, pode fazer a diferença.

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