segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Vestido feito em impressora 3D exibido na Fashion Week NY

Na Fashion Week de Nova Iorque, a empresa americana MakerBot exibiu um vestido feito em impressora 3D. O modelo - que pode ser visto na foto à esquerda - foi criado pelo estilista Francis Bitonti e vai ser colocado para download no site da empresa, para quem tiver impressoras 3D poder reproduzi-lo.

A tecnologia de produzir objetos reais, tridimensionais a partir de desenhos digitais tem avançado muito e tem despertado até preocupações com segurança e copyright, pela facilidade de se fabricar produtos só a partir de desenhos digitais. A impressora 3D - como a na foto à direita - parece uma impressora de computador comum, mas usando diferentes resinas plásticas, cria objetos tridimensionais.

Para o mundo da moda em particular os recursos e materiais disponíveis ainda são muito limitados só permitindo aplicações específicas como o vestido da foto, mas é uma questão de tempo para que as tecnologias de impressão 3D avancem no sentido de materiais e texturas mais delicadas e apropriadas para calçados e vestuário. No futuro você poderá baixar - fazer download - de um modelo de roupa, sapato ou acessório e uma impressora 3D o fabricará para você em sua casa.

Clique aqui para ir ao site da empresa MakerBot e saber mais sobre impressoras 3D