quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Redes Sociais ou Blog? Qual é o melhor para seu negócio?


Veja as vantagens e desvantagens comparativas das redes sociais e dos blogs, para diferentes tipos de empresa, e onde você deveria investir mais o seu tempo e seu dinheiro.

As características de cada mídia

Tipicamente, 

As redes sociais apresentam conteúdos mais curtos, efêmeros e em algum dos formatos característicos de cada rede social. Podem ter textos, mas dão grande preferência (do algoritmo e dos usuários) a conteúdo fotográfico ou vídeos curtos. Recebem uma avalanche de conteúdo novo o tempo inteiro e sua mensagem é cercada de outras mensagens de outras pessoas e empresas, bem como anúncios.

Os blogs apresentam conteúdos mais longos, perenes (um post de blog pode ser interessante por muito tempo ou dependendo do assunto, para sempre) e praticamente não tem restrições de tamanho. Podem ter fotos, mas os usuários geralmente os procuram para textos. Os posts geralmente são mais elaborados e menos frequentes e depois que o visitante entrou no blog não há distrações, só há o conteúdo do próprio blog.

Dois tipos de conversa
Essas diferenças entre as mídias sugerem que se aplicam para diferentes tipos de conversas com o público: a conversa das redes sociais é mais frequente e superficial e dos blogs menos frequente e mais profunda.

Claro que a prezada leitora e o prezado leitor gostariam de ter os dois tipos de conversação o tempo inteiro com seus clientes e potenciais clientes. Bater um papinho leve todos os dias e um papo cabeça, profundo, uma vez por semana. Se manter no top of of mind para o cliente lembrar de você como possível fornecedor no dia que precisar do que você vende e, de quebra, já ir convencendo-o que a sua é a melhor opção.

Nós também gostaríamos. Deus sabe que a gente tenta... mas, como diria Garrincha, precisa ver se o russos concordam com o plano. Se os clientes querem ter essas conversas com você, se você consegue gerar esse interesse todo.

(para quem não teve contato com essa anedota, eu vou contar: reza a lenda que no vestiário do jogo entre Brasil e Rússia na copa de 58, o técnico Vicente Feola explicou o complexo plano dele para o Brasil ganhar o jogo. No final da preleção Garrincha, na sua santa inocência, perguntou: Tá, mas os russos concordam com esse plano, né seu Feola?)

De volta à vaca fria
Na prática, acreditamos que as empresas deveriam focar seus recursos e atenção finitos nas mídias e no tipo de conversa mais eficaz para seu produto, serviço e mercado. Nossas sugestões a respeito são as seguintes:

1) Se você precisa estabelecer competência ou autoridade técnica no mercado, sobre qualquer assunto, você precisa de um blog. Você dizer que você ou sua empresa entende de um determinado assunto técnico, todo mundo diz. Conversa é só vento. 

Por outro lado, se você publica regularmente artigos relacionados a seu campo de atuação - e eles são bons - naturalmente os clientes vão tendo o sentimento de "esses caras manjam", sem você precisar se gabar disso, que soaria falso.

De quebra, uma pessoa pode achar um post do seu blog quando está pesquisando no Google uma resposta para um problema dela. Você ajuda na hora que ela precisa, criando boa vontade.

2) Se você vende produtos ou serviços complexos tecnicamente você precisa de um blog. Não dá para explicar diferenças técnicas mais profundas de um produto ou serviço em uma foto e 5 palavras, a postagem típica do Instagram ou Facebook, menos ainda em uma dancinha no TikTok.

É possível sim colocar textos maiores no Instagram (até 2.200 caracteres) e maiores ainda no Facebook (até 63.206 caracteres). Daria para escrever um artigo no Insta e no Face um livreto (uma página A4 razoavelmente formatada para leitura contem cerca de 2.000 caracteres). 

Porém, ninguém que está correndo o dedo pelo celular vendo fotos bonitinhas dos amigos vai parar para ler um tijolão de texto. É por isso que existe a expressão pejorativa "Textão no Face" para o coitado, incompreendido, que tenta explicar alguma ideia nas redes sociais em mais que 2 linhas.

É uma questão de atitude mental: nas redes sociais as pessoas estão esperando se entreter, nos blogs se informar.

3) Se você vende alguma coisa que pode gerar boas fotos com frequência - como moda, gastronomia ou artesanato - você precisa de redes sociais. As redes sociais são mídias profundamente visuais - as pessoas as acessam quase que exclusivamente esperando ver fotos e vídeos. 

Para o marketing são especialmente eficazes fotos aspiracionais. Fazer o freguês sonhar com o que você vende. Por exemplo, depois de ver várias vezes praias lindas e pessoas bronzeadas no seu Instagram pode ser que a pessoa se motive a ligar e comprar um pacote da sua agência de turismo.

Porém, cabe aqui uma palavra de caução. Eu, você, o resto da humanidade e milhões de empresas, publicamos nas redes sociais com frequência. Para minimamente conseguir colocar a cabeça para fora desse tsunami de conteúdo e ser visto, ou até estabelecer uma relação com as pessoas, você precisa publicar com frequência. 

A maioria dos especialistas recomendam que uma empresa faça de 1 a 3 publicações por dia no Instagram. Estudos apontam que a média das grandes marcas é de 1,5 posts por dia, mas elas tem muita verba para manter esta frequência com qualidade. Pode não ser fácil para sua empresa prezada leitora, prezado leitor.

Mas mesmo que você não consiga implantar um cronograma de publicação ótimo, uma frequência mais baixa e caprichada também pode ajudar e sempre a sua presença social funciona como um catálogo de seus belos produtos e serviços, na eventualidade de alguém entrar na sua página nas redes sociais.

Dá para fazer um bem bolado
Redes sociais e blogs não são excludentes. Muitas empresas tem as duas coisas. Nossa opinião, é que se trata de uma questão de ênfase, de atenção e verba finitas que cada empresa pode dedicar a cada faceta de seu marketing.  

A Vendere por exemplo, que atua em um mercado técnico - marketing digital, investe bastante atenção neste blog que você lê agora. Também postamos nas redes sociais, mas basicamente para um trabalho leve de branding e para atrair tráfego para nosso  blog e nosso site, onde podemos conversar melhor com nossos clientes e potenciais.

Nosso jabá
Antes da prezada leitora e do prezado leitor irem embora, gostaríamos de agradecer sua visita e acrescentar que um blog é importante para os tipos de empresas que apontamos, mas escrever regularmente artigos e posts técnicos pode desfocar a equipe da empresa de sua atividade fim. 

É preciso muito trabalho e experiência para atingir o ponto certo entre profundidade e didatismo que um blog precisa para ser atraente, divertido e informativo, sem perder de vista sua missão de vender o peixe da empresa.

Uma solução que  pode ter ótimo custo  / benefício para empresas de produtos e serviços que demandam diferenciação e estabelecimento de autoridade técnica é terceirizar o blog para uma empresa especializada em gerar conteúdo de qualidade, como a Vendere

Se você quiser conversar se seríamos uma boa opção para criar um blog para sua empresa, ou criar regularmente conteúdo para um blog já existente, fique a vontade de falar conosco, sem compromisso. 

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