quinta-feira, 1 de novembro de 2018

O que é inbound marketing?


Inbound marketing, ao pé da letra, quer dizer marketing de entrada. Na prática, trata-se de um tipo de marketing onde o possível cliente entra espontaneamente, ele vem ver por vontade própria. Isso é o contrário do marketing tradicional, às vezes chamado de outbound marketing - marketing de saída - onde você é que sai atrás do cliente, tentando forçá-lo a ver suas mensagens.

Goela abaixo
Há muito tempo os marqueteiros sabem que, se houver opção, as pessoas fogem como o diabo da cruz da maioria das formas mais intrusivas de marketing. Ser interrompido na hora de maior emoção do filme pra ver o comercial de margarina. Receber ligação do telemarketing bem no meio do jantar. Ter que esperar os 5 segundos para pode clicar no "Pular Anúncio" antes de ver um vídeo no YouTube...

De maneira geral, ninguém gosta de ser forçado a ver uma mensagem que não pediu para ver. Uma das maneiras de se contornar esse problema é tentar criar conteúdo que as pessoas queiram ou precisem e que venham de livre e espontânea vontade consumir. Há vários jeitos de se fazer isso, mas a forma mais comum é se criar conteúdo técnico ou informativo sobre o segmento de mercado do produto ou serviço que se quer vender: aulas, tutoriais, dicas e explicações.

O canto da sereia

Para fazer os clientes verem espontaneamente seu marketing, se por exemplo você vende serviços financeiros, pode criar um e-book (um livrinho digital) ensinando como investir na crise. Se vende cosméticos, pode criar uma série de vídeos com tutoriais de maquiagem. Se vende marketing digital, pode criar um blog com informação sobre marketing na Internet...  😏

Esse tipo conteúdo, além de não interromper nem chatear as pessoas, que o acessam porque querem, permite reforçar sua imagem como um especialista no seu segmento. Você não só diz que tem conhecimento sobre o assunto, você mostra que tem. 

De quebra, a Internet permite que você peça informações sobre a pessoa para liberar o acesso ao conteúdo, por exemplo pedir para a pessoa dar o e-mail dela antes de você deixá-la fazer o download do livrinho que ela quer. Além de passar sua mensagem, você já recebe um lead - um possível cliente - para quem você pode tentar vender depois.

Problemas
Nem tudo são flores no jardim do Inbound Marketing. Os 3 principais espinhos são:
 
1) Dependendo do seu segmento de negócio, pode ser mais difícil encontrar conteúdo informativo e atraente, relacionado a ele. Alguns produtos e serviços exigem uma dose especial de criatividade para se poder criar um fluxo regular de conteúdos ligados a eles.

2) Com a enxurrada de conteúdo de todos os tipos na Internet, o seu tem que ter muita qualidade e profissionalismo para se destacar e provocar interesse. O marketing digital é fundamentalmente uma briga por atenção.

3) Não adianta fazer conteúdo de Inbound Marketing uma vez só. É preciso criar um processo de criação e publicação regular de conteúdo, primeiro porque pode ser preciso tocar o cliente várias vezes antes de ele se decidir e depois porque toda empresa precisa vender no curto, médio e longo prazos.

Se sucesso fosse facinho todo mundo fazia
Uma das qualidades de uma boa agência digital  - como a Vendere 😀 - é desenvolver ao longo do tempo profissionais e métodos para lidar com essas dificuldades, ser capaz de criar um fluxo regular e permanente de conteúdo atraente para Inbound Marketing, independente do ramo de negócio do cliente da competição por atenção naquele nicho.

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