segunda-feira, 26 de novembro de 2018

7 dicas para o marketing de médicos, dentistas e clínicas na Internet

As profissões médicas tem características muito especiais, de dedicação à ciência e ao paciente, de sacrifício pessoal em horas incontáveis de estudo e trabalho, mas tem um lado em comum com outras atividades do mundo moderno: não basta ser competente e ético. É necessário investir algum tempo e dinheiro em conversar com o público.

Na nossa opinião, médicos, dentistas, clínicas e hospitais, além do seu trabalho primário precisam ter uma preocupação com comunicação de marketing, visando conseguir novos pacientes, conversar com os atuais e seus familiares, conversar com os planos de saúde e até realizar serviços de utilidade pública. E a internet é a plataforma de melhor custo / benefício para isso.

Então aqui vão nossas 7 dicas de comunicação de marketing na Internet para médicos, dentistas e clínicas:

1) Verifique as normas de publicidade médica dos Conselhos de Medicina.
Dê uma verificada nas normas do Conselho Federal de Medicina para publicidade médica e veja se o Conselho de seu estado tem normas locais. Medicina não é um serviço qualquer e as possibilidades para sua publicidade, convencional ou digital, são restritas. Por exemplo, publicar preços, garantir resultados ou anunciar exclusividade de algum procedimento, entre outras coisas, não são permitidos.

2) Invista em um bom site.
Após escolher alguns candidatos a atendê-lo no site do plano de saúde ou depois de ter recebido uma recomendação de um amigo ou familiar, o paciente quase certamente vai dar uma olhada no nome daquele médico, dentista ou da clínica na Internet, antes de marcar uma consulta ou procedimento. Nessa hora, um site bem feito é a melhor apresentação. Já um site mal feito ou amadoresco pode afugentar, mesmo que o profissional ou a clínica sejam excelentes.

Além disso o site pode ser uma ferramenta para melhorar a experiência do paciente no pré e pós marcação da consulta (e também pós consulta), podendo conter desde de um óbvio mapa de como chegar e foto da fachada, bem como respostas às perguntas mais frequentes (o que economiza tempo e otimiza o atendimento), até áreas protegidas por senha para já pacientes terem acesso a informações mais detalhadas ou específicas.

3) Crie um blog.
 A publicação regular de artigos de divulgação científica, saúde pública ou cuidados preventivos de saúde em um blog de médico, dentista ou clínica pode ajudar em pelo menos 2 frentes:

- facilitar ser encontrado por pessoas pesquisando assuntos correlatos no Google, na hora de preocupação e necessidade ou fora dela,  e

- reforçar a imagem de conhecimento, atualização técnica e preocupação com as pessoas e a sociedade.

Dada a vida corrida do médico ou dentista para ele mesmo escrever todos esses artigos, uma boa agência de conteúdo (como a Vendere 😄) pode ajudar nessa hora.

4) Avalie criar um vlog (vídeo-blog).  
Os mesmos efeitos positivos da publicação regular de artigos podem ser potencializados com a publicação regular de vídeos dos profissionais médicos, falando sobre diversos assuntos. As vantagens de vídeo são que as pessoas tendem mais a assistir vídeos do que ler textos mais longos e o vídeo pode ajudar a estabelecer uma relação de confiança pessoal, com o profissional médico que aparece no vídeo.

No entanto é necessária alguma avaliação preliminar, porque os custos de produção de vídeo são maiores do que textos para um blog e nem todo mundo fica bem, ou se sente seguro, na frente das câmeras. De novo, essa também é uma hora que uma boa agência de conteúdo pode ajudar a avaliar a presença em vídeo dos profissionais, sugerir assuntos e roteiros e produzir os vídeos.

5) Avalie patrocinar termos de pesquisa no Google. 
Alguns pacientes chegam até o médico ou clínica por indicação, outros pela lista do plano de saúde, mas muitos outros pesquisam no Google a especialidade ou o procedimento que precisam. Por exemplo colocam no Google "ginecologista no bairro da Lapa", "cirurgia de catarata", "fisioterapia para joelho" ou "dentista que faz clareamento".

O médico, dentista ou clínica pode patrocinar no Google as palavras e frases associadas à sua especialidade e quando alguém fizer a respectiva pesquisa, o Google mostra o anúncio do médico. No entanto essa seleção de palavras e possíveis regras de restrição e delimitação do público-alvo não são triviais, você pode precisar da ajuda de uma boa agência digital  (como a Vendere 😄).

6) Crie no seu site paginas de chegada (landing-pages) para os termos e frases que patrocinar no Google 
Se você patrocinar palavras ou frases no Google, faz sentido você criar no seu site uma página específica sobre cada tópico patrocinado, explicando o problema e o tratamento oferecido.

Se o possível paciente pesquisar "clareamento dental", vir o seu anúncio sobre isso e clicar, ele não quer ser levado a uma página genérica de site de dentista. Ele quer ver clareamento dental. Parece óbvio, mas é um erro muito comum de anunciantes na Internet.

7) Tenha cuidado com as redes sociais.
Estar numa rede social é de graça e o próprio médico, um assistente ou outrem - não especializado em informática ou marketing - pode atualizar regularmente. À primeira vista parece ótimo.

Porém, há custos e riscos ocultos: primeiro a qualidade esperada do conteúdo de uma rede social profissional é muito maior que de uma rede pessoal. Não é foto de aniversário feita com celular. Depois, comentários e postagens paralelas podem facilmente fugir do controle nas redes sociais. Por exemplo uma reclamação, mesmo que injustificada ou indevida, pode ser vista ou compartilhada por milhares de pessoas e provocar um estrago na reputação.

As redes sociais - para uso profissional - precisam de atualização e monitoração profissional permanente. Você vai ter que pagar uma pessoa, uma equipe ou uma agência para cuidar. E mesmo assim, o risco de comentários negativos difíceis de lidar nunca pode ser totalmente descartado.

8) Prioridades (Dica bônus. Título de lista com número par de itens é menos clicada 😉)

Em pleno século 21, nenhum médico, clínica ou dentista pode se dar ao luxo de não ter presença digital. Todo mundo tem um celular na mão e é natural, quase automático, o próprio paciente e/ou a família pesquisar uma indicação, ou um nome da lista do plano de saúde.

No entanto, o tempo, orçamento e atenção do prezado médico ou responsável por clínica que nos leem são limitados, nem sempre dá para se fazer tudo. Então como sugestão , segue a ordem de prioridades que acreditamos deveria ser seguida:

0 - Site. (Tem que ter). 1 - Blog. (Muito bom ter). 2 - Vlog (muito bom mas precisa avaliar custo e viabilidade). 3 - Anúncios no Google + Respectivas landing pages no site (Vale um teste para ver se no caso em particular traz novos pacientes). 4 - Redes Sociais (Pode funcionar para medicina eletiva, mas o custo para fazer direito é bem maior do que parece à primeira vista)

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