segunda-feira, 26 de novembro de 2018

7 dicas para o marketing de médicos, dentistas e clínicas na Internet

As profissões médicas tem características muito especiais, de dedicação à ciência e ao paciente, de sacrifício pessoal em horas incontáveis de estudo e trabalho, mas tem um lado em comum com outras atividades do mundo moderno: não basta ser competente e ético. É necessário investir algum tempo e dinheiro em conversar com o público.

Na nossa opinião, médicos, dentistas, clínicas e hospitais, além do seu trabalho primário precisam ter uma preocupação com comunicação de marketing, visando conseguir novos pacientes, conversar com os atuais e seus familiares, conversar com os planos de saúde e até realizar serviços de utilidade pública. E a internet é a plataforma de melhor custo / benefício para isso.

Então aqui vão nossas 7 dicas de comunicação de marketing na Internet para médicos, dentistas e clínicas:

1) Verifique as normas de publicidade médica dos Conselhos de Medicina.  Dê uma verificada nas normas do Conselho Federal de Medicina para publicidade médica e veja se o Conselho de seu estado tem normas locais. Medicina não é um serviço qualquer e as possibilidades para sua publicidade, convencional ou digital, são restritas. Por exemplo, publicar preços, garantir resultados ou anunciar exclusividade de algum procedimento, entre outras coisas, não são permitidos.

2) Invista em um bom site. Após escolher alguns candidatos a atendê-lo no site do plano de saúde ou depois de ter recebido uma recomendação de um amigo ou familiar, o paciente quase certamente vai dar uma olhada no nome daquele médico, dentista ou da clínica na Internet, antes de marcar uma consulta ou procedimento.

Hoje em dia, todo mundo tem um celular na mão e é natural, quase automático, pesquisar. Nessa hora, um site bem feito pode ser a melhor apresentação. Já um site mal feito, ou amadoresco - com cara de Wix ou "criador de sites" da Locaweb - pode afugentar, mesmo que o profissional ou a clínica sejam excelentes.

3) Crie um blog. A publicação regular de artigos de divulgação científica, saúde pública ou cuidados preventivos de saúde em um blog de médico, dentista ou clínica pode ajudar em pelo menos 2 frentes:
a) facilitar ser encontrado por pessoas pesquisando assuntos correlatos no Google, na hora de preocupação e necessidade ou fora dela,  e b) transmitir uma imagem de conhecimento, atualização técnica e preocupação com as pessoas e a sociedade.

Dada a vida corrida do médico ou dentista para ele mesmo escrever todos esses artigos, uma boa agência de conteúdo (como a Vendere 😄) pode ajudar nessa hora.

4) Avalie criar um vlog (vídeo-blog).  Os mesmos efeitos positivos da publicação regular de artigos podem ser potencializados com a publicação regular de vídeos dos profissionais médicos, falando sobre diversos assuntos. As vantagens de vídeo são que as pessoas tendem mais a assistir vídeos do que ler textos mais longos e o vídeo pode ajudar a estabelecer uma relação de confiança pessoal, com o profissional médico que aparece no vídeo.

No entanto é necessária alguma avaliação preliminar, porque os custos de produção de vídeo são maiores do que textos para um blog e nem todo mundo fica bem, ou se sente seguro, na frente das câmeras. De novo, essa também é uma hora que uma boa agência de conteúdo pode ajudar a avaliar a presença em vídeo dos profissionais, sugerir assuntos e roteiros e produzir os vídeos.

5) Patrocine termos de pesquisa no Google. Alguns pacientes chegam até o médico ou clínica por indicação, outros pela lista do plano de saúde, mas muitos outros pesquisam no Google a especialidade ou o procedimento que precisam. Por exemplo colocam no Google "ginecologista no bairro da Lapa", "cirurgia de catarata", "fisioterapia para joelho" ou "dentista que faz clareamento".

O médico, dentista ou clínica pode patrocinar no Google as palavras e frases associadas à sua especialidade e quando alguém fizer a respectiva pesquisa, o Google mostra o anúncio do médico. No entanto essa seleção de palavras e possíveis regras de restrição e delimitação do público-alvo não são triviais, você pode precisar da ajuda de uma boa agência digital  (como a Vendere 😄).

6) Crie no seu site paginas de chegada (landing-pages) para os termos e frases que patrocinar no Google Se você patrocinar palavras ou frases no Google, faz sentido você criar no seu site uma página específica sobre cada tópico patrocinado, explicando o problema e o tratamento oferecido. Se o possível paciente pesquisar "clareamento dental", vir o seu anúncio sobre isso e clicar, ele não quer ser levado a uma página genérica de site de dentista. Ele quer ver clareamento dental. Parece óbvio, mas é um erro muito comum de anunciantes na Internet.

7) Tenha cuidado com as redes sociais.  Comentários, postagens paralelas, anúncios e outras interferências podem facilmente fugir do controle nas redes sociais. É preciso avaliar com muito cuidado se necessária presença em cada rede social e, se for acontecer, saber que ela terá que ser monitorada: tem que haver uma pessoa ou equipe cuidando o tempo inteiro. Por exemplo, um reclamação de um familiar de paciente,  mesmo que injustificada ou indevida, se ficar não respondida por alguns dias no Facebook pode ser vista por milhares de pessoas e provocar um estrago na reputação. Não se engane que além da sua rotina corrida de médico ou empresário você vai dar conta de ficar respondendo dezenas ou até centenas de posts em redes sociais. Se não quiser ou não puder investir em pessoa / equipe de monitoração, é melhor não ter perfil profissional nessas redes.


Se você é médico, dentista ou proprietário de uma clínica e gostaria de saber mais sobre como o marketing digital pode ajudar sua prática chame a Vendere e converse sem compromisso.



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