sexta-feira, 16 de novembro de 2018

O que é SEO Search Engine Optimization?

SEO - Search Engine Optimization, é um conjunto de técnicas para você tentar fazer o Google dar a resposta que você gostaria, quando as pessoas fizerem uma determinada pesquisa. Por exemplo, se  alguém está pesquisando uma bicicleta para comprar, as técnicas de SEO servem para você tentar fazer o Google colocar o site da sua loja de bicicletas como uma das respostas. E, além disso, tentar fazer o Google mostrar o site da sua loja antes dos sites das lojas concorrentes, na lista de respostas à pesquisa.

Como é que se faz SEO
Fazer SEO portanto, é tentar saber quais são os critérios que o Google usa para escolher as respostas a uma pesquisa e daí alterar seu site para atender esses critérios. Este processo também pode envolver outros sites, se você tiver controle sobre eles, por exemplo o Google valoriza que sites de terceiros tenham links para o seu.

Porém, o grande problema nessa história toda de tentar adaptar o seu e outros sites para a pesquisa do Google - que chamamos de fazer SEO - é que o Google só divulga parte dos critérios que usa, na complexa tarefa de escolher e ordenar sites como resposta a uma pesquisa. A maior parte de como ele faz ele não conta.

Tem coisas que são óbvias, como por exemplo o seu site precisa ter informações sobre bicicletas para ser resposta a uma pesquisa sobre bicicletas, mas os exatos fatores que o Google usa para concluir que o site da sua loja de bicicletas deveria ser listado antes do site da loja de seu concorrente não são sabidos. São motivo de especulação de todos os marqueteiros do mundo, que vão tentando descobrir por observação, somada a tentativa e erro.

Mas SEO funciona?
Sim. O próprio Google divulga coisas que ele prefere em sites, por exemplo rapidez. Algumas outras coisas foram sendo descobertas, como por exemplo o Google dá preferência a sites que renovam seu conteúdo com frequência. Então, se você cuidar para o seu site seguir uma boa lista dos critérios conhecidos de preferência do Google, ele provavelmente vai ser listado numa posição melhor que um outro site que fale do mesmo assunto e não tenha tido esse cuidado.

No entanto, você tem que ajustar as suas expectativas para os limites do que pode ser obtido com um projeto de SEO. O Google não se tornou uma das maiores empresas do mundo sendo bobinho e fácil de manipular, deixando truques de marketing ou tecnologia passarem um site na frente de outro. O Google construiu sua reputação sendo muito bom em perceber quais sites realmente respondem aos interesses de quem está pesquisando.

O que fazer então?
As nossas sugestões quanto a SEO, pautadas pela nossa experiência e ética, são:

1) Procure tornar seu site uma boa resposta às perguntas dos clientes. Se o Google é muito eficiente em dar uma boa resposta para cada pesquisa, fazer do seu site uma boa resposta às possíveis perguntas dos seus clientes é uma das maneiras mais eficazes de melhorar o posicionamento dele nas listas de respostas.

É trabalhoso, mas se você identificar bem seu público alvo, que informações ele gostaria de ver e daí colocar essas informações no seu site, aumentam suas chances na listagem do Google. De quebra, se a pessoa clicar e for ao seu site, este será mais convincente. Mas não basta colocar uma vez só, é preciso atualizá-las e melhorá-las com frequência, porque a novidade também é valorizada.

2) Aplique no seu site as técnicas de SEO publicadas pelo próprio Google. Nos sites do Google há publicadas uma série de boas práticas , como por exemplo aumentar e velocidade de resposta do site e garantir um bom funcionamento em celulares, entre outras. Além disso o Google também tem uma série de ferramentas de análise de sites que podem verificar seu site e sugerir alterações.

3) Desconfie de técnicas exclusivas, secretas ou miraculosas que "garantam" uma posição para o seu site. Essas técnicas não só podem desperdiçar o dinheiro que você vai gastar nelas, como o Google costuma penalizar quem tenta manipular ou forçar suas regras. Esse puxão de orelha que o Google dá em quem tenta enganá-lo pode ser bem dolorido, o site pode simplesmente ser banido de aparecer nas respostas a pesquisas, por um longo tempo.

4) Considere fazer anúncios pagos. Nos primeiros anos do século 21, quando havia poucos sites de empresas concorrendo em cada segmento de negócios e a própria ideia de otimizar um site para ser achado pelo Google era uma novidade, um site um pouco mais otimizado podia fazer uma bruta diferença. Naquela terra de cegos de 2010, quem tinha um olho era rei.

Hoje, há um número gigante de sites concorrendo por cada pequeno nicho de mercado e as boas agências digitais já fazem todos os sites, desde o projeto, embutindo otimizações para ele ser achado pelo Google. Então, na nossa opinião, para aumentar a audiência do seu site, além de uma possível otimização SEO, vale a pena você avaliar o custo / benefício de campanhas de anúncios pagos, no próprio Google, no Facebook e outras plataformas.


Observação: Tudo que dissemos sobre SEO neste post vale para qualquer site de pesquisa, como Bing, Yahoo, DuckDuckgo, Ask.com, etc. Mas, sendo realista, dada a dominância do Google no mercado de pesquisas, geralmente quem faz SEO o faz tentando agradar o Google.

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