quinta-feira, 20 de junho de 2013

Por que os sites de redes sociais são azuis?

Se você reparar, a maioria dos sites de redes sociais trabalha, em sua programação visual, com tons de azul. É assim no Facebook, no Twitter, no Linkedin, Tumbler..... Há várias teses e teorias que circulam a este respeito, segue a nossa: 

Estudos mostram que, apesar de haver certa variação ao longo do tempo (designs de logo, assim como qualquer design também seguem modas) a maioria estatística dos logos de grandes empresas americanas, de todos os segmentos, usa diferentes tons das cores da bandeira americana: azul e vermelho. Talvez isso aconteça pela onipresença da bandeira nas diferentes situações públicas e privadas da vida americana, o que torna essas cores muito naturais e afetivas para eles. 

E dessas duas cores, tons de azul são mais calmantes, mais convidativos a se passar mais tempo no website,o que pode ter provocado sua dominância nas redes sociais. Um site em cores quentes pode ser mais cansativo e pode estimular o cliente a ir embora mais cedo.

Outro ponto a se destacar é que quando uma empresa americana líder de um segmento escolhe uma das cores da bandeira americana, é comum uma outra empresa que quer se posicionar como a grande concorrente escolher a cor contrária: a Coca-Cola é vermelha, a Pepsi é azul. A Marvel é vermelha, a DC é azul. A Mattel é vermelha a Hasbro é azul. A Oracle é vermelha a Microsoft é azul.

Talvez por isso a rede social do Google, a Google+, que tentou se posicionar como o grande concorrente do Facebook, tenha fugido da regra geral de redes sociais terem logo azul e tenha escolhido o vermelho. Infelizmente para o Google+ só escolher uma cor de logo não foi suficiente... A rede social que o Google criou para competir com o Facebook foi um fracasso e anunciou [1] em dezembro de 2018 o fim de todas as contas e deleção do conteúdo lá publicado (com um período de transição até abril de 2019, para quem quisesse fazer cópias).

Um detalhe curioso sobre a simbologia das cores é que tradicionalmente o azul é a cor do Democratas e o vermelho dos Republicanos, os dois grandes partidos americanos. Nos gráficos eleitorais na televisão, é comum nos mapas os distritos onde os Democratas ganharam serem pintados em azul e os dos Republicanos em vermelho. 

Nessa linha, o Vale do Silício - região da Califórnia onde ficam as sedes das redes sociais e da maioria das grandes empresas de tecnologia de informação - é majoritariamente Democrata, azul portanto. É comum os líderes da indústria da informática manifestarem posições mais alinhadas com as dos Democratas, bem como, em alguns casos doarem dinheiro e explicitamente apoiarem seus candidatos. 

Como comentário, saindo um pouco da questão das cores, essa questão dos líderes da indústria de informática apoiarem abertamente um dos lados do espectro político está se tornando polêmica, devido ao poder de influenciar a opinião pública que as redes sociais e os mecanismos de pesquisa tem. 

Seus algoritmos poderiam, em hipótese, ser ajustados para filtrar o conteúdo que as pessoas acessam de acordo com a vontade política de seus programadores, para tentar esterçar a opinião popular na direção que acharem conveniente.  Mas isso é assunto para outro post, quem sabe....


Fontes:
[1] O Google+ não está mais disponível para contas pessoais e de marca

Nenhum comentário:

Postar um comentário