segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Os 5 jeitos de fazer seu site


Se você precisa de um novo site, acreditamos que há 5 possíveis caminhos a seguir, cada um com suas peculiaridades.

JEITO 1 DE FAZER UM SITE

Não fazer

A Vendere ganha dinheiro fazendo sites, mas com a honestidade que nos caracteriza temos que dizer: se seu negócio está bem no começo e seu produto ou serviço é bem visual - você produz com frequência alguma coisa que dá boas fotos, como por exemplo moda, gastronomia ou artesanato - dá para você levar seu marketing só com o Instagram. 

Especialmente se seu público-alvo está abaixo dos 35 anos de idade (as estatísticas variam de estudo para estudo, mas a  maioria aponta que cerca de 70% dos usuários do Instagram está nesta faixa).

Tirando fotos você mesmo e postando no Instagram você economiza o tempo e/ou o dinheiro de fazer um site. Daqui a um tempo, quando você engrossar as pernas e achar que já está na hora de ter um site, ligue pra Vendere 😀

Porém, cuidado!

Começando ou não, público jovem ou não, há pelo menos 3 casos em que as redes sociais não são suficientes para seu relacionamento com o mercado:

TEM que ter site 1
Produtos ou serviços não fotogênicos ou não fotografáveis
  

Você vai precisar de um site se seu produto ou serviço não dá oportunidade de produzir com frequência fotos interessantes para você postar nas redes sociais. Por exemplo uma empresa que trabalha com rolamentos de aço, mangueiras industriais ou insumos químicos. ou ainda um serviço de instalação e manutenção eletrônica. 

Esses são só exemplos, mas há muitos produtos ou serviços que podem ser ótimos, mas não são fotogênicos ou não geram com frequência o tipo de fotos e vídeos que as redes sociais devoram vorazmente: visualmente atraentes, engraçadas ou inusitadas. Sem um fluxo contínuo de fotos para aparecer nas redes sociais você tem que ter um site para conseguir passar sua mensagem.

Isso não quer dizer que empresas de produtos ou serviços não fotogênicos ou até não fotografáveis não possam ter ou não tenham redes sociais. Porém a criação de conteúdo nesses casos é coisa de profissionais de marketing digital, não é coisa para alguém da própria empresa três vezes por semana tirar fotos e postar.

TEM que ter site 2 
Produtos ou serviços mais caros.

Se  você vende um produto ou serviço mais caro, você vai precisar de um site. 

Nem o mais distraído ou inocente dos clientes acha que uma empresa não tem site porque não quer. Todo mundo sabe que ela não tem site porque não pode. Quis economizar porque é muito pequena, muito no começo ou está falindo. 

Para comprar biscoitinhos caseiros ou caminho de crochê para a mesa da sala de jantar, ok escolher nas fotos do Instagram e comprar de alguém sem site, o risco é pequeno. Mas dificilmente um cliente vai comprar um produto ou serviço mais caro de uma empresa que parece muito começando, precária, ou mal estabelecida. 

Qualquer cliente potencial minimamente sensato pensa: se a empresa não está podendo gastar nem em um site simples, como é que ela vai garantir me entregar um produto ou serviço de R$ 10 mil?

TEM que ter site 3 
Você já tem um site 

Se você já tem site, mas ele está meio antiguinho, você não tem a opção de não fazer nada ou ir tocando só com atualização das redes sociais, tem que fazer um novo.

Você até pode escapar sem ter site, se o cliente tiver a boa vontade de pensar sobre você "tudo bem, eles são pequenos estão bem no começo da empresa". 

Mas se você tem site, só que o design é de 2017 e a última vez que ele recebeu conteúdo novo foi há seis meses atrás, dá uma impressão de desleixo ou situação financeira decadente. Não tem boa vontade que aguente...

JEITO 2 DE FAZER UM SITE

Fazer você mesmo

Existem vários serviços na Internet para um amador fazer seu próprio site, com diferentes graus de facilidade. Alguns são serviços dedicados a isso como o Wix, outros são oferecidos como opção bônus de um serviço hospedagem de sites, como o "construtor de sites" da Locaweb.

Empresa começando, você tá apertado de grana e tem algum dom para informática, toca meter a mão na massa. Alguns dias ou semanas depois, alguns percalços do caminho na linha "puxa, não é tão facinho quanto falavam na propaganda", você tem um site no ar.

No entanto, na nossa visão, os sites na modalidade faça você mesmo tem pelo menos dois grandes problemas: 

Problema 1 do fazer você mesmo um site

Para ocultar as dificuldades e entranhas técnicas de um site, estes serviços de faça você mesmo se baseiam em templates, em modelos prontos que você preenche com seu conteúdo - texto, fotos e vídeos. 

Estes modelos / templates tem que atender, com algumas opções de variações, a imensa diversidade de empresas, organizações, tipos de negócios e mercados, então são criados para ser o mais genéricos e inespecíficos que for possível, para que possam atender o maior número de clientes para o serviço.

O resultado final é que os sites feitos nestes serviços tem uma cara super genérica e inespecífica. Se você lembrar como é que um potencial cliente faz para escolher um fornecedor - abrindo vários sites de candidatos a fornecedores no computador ou celular dele - um site genérico e sem graça simplesmente some no meio de concorrentes mais profissionais.

Problema 2 do fazer você mesmo um site

Parte fundamental de qualquer site é o conteúdo - os textos, fotos e vídeos que o "você" do faça você mesmo tem que criar, que não estão prontos no esqueleto pré-fabricado do modelo / template.

Esse conteúdo precisa agradar duas audiências de interesses às vezes contraditórios: os robôs do Google e os clientes potenciais dos produtos ou serviços que o site está tentando vender. 

Os textos, legendas de fotos, nomes de arquivos e páginas, etc., tem que conter palavras que tenham sido recentemente pesquisadas com frequência no Google (para que o site seja considerado uma possível resposta às pesquisas de clientes) mas ao mesmo tempo este conteúdo tem que parecer natural e convincente para os humanos que estejam visitando o site.

Uma combinação eficiente destes requisitos é muito difícil de ser criada por uma amador, mesmo que inteligente e esforçado.

JEITO 3 DE FAZER UM SITE

Fazer com agência digital barata

Outro dia, este que vos escreve viu um anúncio de uma agência "Site profissional por apenas R$ 649,90".  Me ocorreram dois pensamentos. O primeiro é que se o cara tem que afirmar no anúncio que o que ele faz é profissional, fuja. 

Imagine você ver o anúncio de uma clínica odontológica dizendo que eles fazem "obturações profissionais"...  Ufa! Ainda bem que vocês avisaram no anúncio, eu estava preocupado que vocês fossem me fazer uma obturação amadora, com Durepox...

O segundo, é que qualquer agência que dá preço sem detalhar um projeto com você antes, fuja. Imagine você ver um anúncio de uma empreiteira "Reformamos sua casa por R$ 5 mil", sem perguntar a metragem, sem conhecer suas necessidades, o estilo arquitetônico que você gosta...  

JEITO 4 DE FAZER UM SITE

Fazer com agência digital normal

Tá, você escapou do cara que faz obturações profissionais e encontrou uma agência digital mais estabelecida. O mercado de marketing digital está muito aquecido - até pela transformação digital forçada da pandemia - e há muitas empresas atuando neste espaço.

Porém esse próprio aquecimento do mercado gera um problema de recursos humanos: é muito mais fácil e barato encontrar gente que entende de informática, do que gente com grande experiência de negócios, marketing, cultura e design.

Isso acaba gerando uma distorção no trabalho final da maioria das agências digitais, mesmo as bem estabelecidas: elas fazem sites que funcionam perfeitamente do ponto de vista técnico, mas não necessariamente ótimos para o negócio do cliente, seu mercado, psicologia de clientes, cultura brasileira e seu zeitgeist e outros itens que escapam da informática.

JEITO 5 DE FAZER UM SITE

Fazer com a Vendere

Eu não vou perder o tempo da prezada leitora e do prezado leitor contando que os sites que a Vendere faz funcionam bem tecnicamente. A gente acha que isso não é qualidade, é obrigação. 

O que eu quero dizer aqui é que procuramos diferenciar a Vendere naquilo que é difícil: visão de negócios, marketing, cultura e design. 

Nosso caminho é fazer um design mais autoral, diferenciado no que faz sentido para a sua marca, embalando um conteúdo mais informado e inteligente, porém sem nunca esquecer que só existimos para vender o peixe de nossos clientes. 

Acreditamos que como todas as pessoas estão com a atenção fragmentada e mais informados pela Internet, o modelo da Vendere funciona melhor para muitas empresas e organizações. Você não sabe se nosso modelo seria adequado para sua empresa, seu negócio? Fale conosco, sem compromisso.

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