terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Já pensou numa extensão digital para seu produto?

Toda empresa procura renovar ou melhorar  com alguma frequência seus produtos, conforme as demandas do mercado ou a necessidade de superar a concorrência.

Um caminho para a renovação de um produto pode ser a criação de uma extensão digital, de um "acessório" digital: um aplicativo de celular ou página de site que possa tornar o uso do seu produto melhor, mais fácil ou mais completo.

Por exemplo, se você fabrica panelas, seus produtos poderiam ter como acessórios digitais um aplicativo de cronômetro para o celular controlar o tempo de cocção de diferentes pratos na suas panelas, ou uma página do seu site ensinando receitas que ficam melhores quando feitas nas panelas que você fabrica. Essa ideia vale para outros equipamentos ou eletrodomésticos como fogões ou fornos de micro-ondas.

Outro exemplo: Se você fabrica roupas ou calçados esportivos, seus produtos podem ter como extensões digitais um aplicativo de corrida ou fitness para celular ou uma página do seu site com calendário de corridas de rua que possam ser praticadas com as roupas ou calçados que você fabrica. Essa ideia vale para outros produtos para esportes como por exemplo bicicletas.

--------------------
Haveria um aplicativo de celular ou página do site da empresa, que você pudesse desenvolver, que tornasse a experiência do consumidor com seu produto melhor, mais fácil ou mais completa?
-------------------


Uma extensão digital não exime um produto de competir por qualidade, preço, canais de revenda, etc. (é leitor, eu sei, a vida é dura...), mas se o produto for igual ou parecido com o do competidor nos quesitos mais básicos, nos mercados competitivos o consumidor pode preferir a panela com aplicativo do que a panela sem aplicativo, ou a camiseta de corrida com aplicativo do que a sem.

Há produtos para os quais é natural, quase óbvio, que a experiência do consumidor em usar o produto poderia ser melhorada com um pouco de software - uma extensão digital - para ele usar no celular, computador ou tablet, como nos exemplos que demos acima.

Já há produtos onde as ideias para possíveis extensões não são tão imediatas, mas acreditamos que valha a pena você pensar nisso: Haveria um aplicativo de celular ou página do site da empresa, que você pudesse desenvolver, que tornasse a experiência do consumidor com seu produto melhor, mais fácil ou mais completa?