quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

2ª resolução de ano novo: Criar uma newsletter

Apesar das tentativas de várias redes sociais de substituírem o e-mail no mercado corporativo, se tornarem a principal forma de comunicação dentro da empresa e entre empresas, o e-mail ainda é, de longe, a forma de comunicação empresarial mais usada na Internet, especialmente para a comunicação formal: aquilo que precisa deixar registro, que pode ser auditado, que pode ser verificado e usado como documento se necessário. 

Embora se ouça estórias de alguns casos de "foi demitido por WhatsApp", elas são geralmente anedóticas e causam surpresa (ou até revolta), justamente porque as redes sociais não são consideradas uma forma de comunicação adequada para questões sérias ou formais.

Essa posição de importância do e-mail na comunicação interna das empresas e entre empresas, o torna uma ferramenta especialmente útil no marketing B2B, quando você quer que seu marketing chegue no gestor ou influenciador de decisões de compra empresariais. 

No entanto, apesar de vantagens como ferramenta para o marqueteiro, é preciso lembra que do ponto de vista do cliente, ninguém gosta de receber e-mails não solicitados, o infame spam. Além de ser ilegal em alguns casos, ficar mandando e-mail para quem não pediu para receber pode ser até contraproducente. Pode, em vez de ajudar sua imagem, prejudicá-la.

A solução? Criar e oferecer em seu site uma newsletter, um "jornalzinho" por e-mail, a ser enviado só para quem se inscreveu na lista de distribuição. Nossa experiência mostra que você poderá se surpreender com a quantidade de assinaturas que vai receber, se souber planejar e criar o conteúdo certo. 

Então nossa segunda sugestão de resolução de ano novo para sua empresa é criar uma newsletter por assinatura, regular e permanente em 2018.