quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

1ª resolução de ano novo: Criar uma estratégia de produção e publicação regular de conteúdo

Um site ou uma rede social são só um vasilhame vazio. O que vai fazê-los ajudar ou não o seu marketing é o conteúdo - textos, fotos, vídeos, gráficos - que eles contiverem.

Claro que um site tem que ser bonito e rápido quando acessado por computadores e celulares e de preferência não travar nem ficar lento, pra qualquer coisa que o internauta faça... mas isso são condições necessárias, obrigações de qualquer site decente.

Então, num oceano de sites e redes sociais concorrentes, também bonitos e que também funcionam, o que vai fazer o seu ajudar ou não seu marketing é o conteúdo - textos, fotos, vídeos e gráficos - que contiver.

No entanto a criação de conteúdo eficaz para Internet não é trivial, porque precisa atender a duas demandas diferentes e às vezes até conflitantes: o conteúdo precisa agradar os robots do Google, que vão determinar se o seu site vai ser uma das respostas (ou, com sorte, a primeira resposta) a uma pesquisa que um possível cliente faça na Internet e esse mesmo conteúdo precisa agradar as pessoas que chegam no site.

E pra tornar a vida do marqueteiro digital mais difícil, não basta ter o trabalhão de publicar uma vez conteúdo legal no seu site e redes sociais. Tanto os algoritmos do Google quanto as pessoas dão preferência à informação mais recente, que não esteja com cara de data vencida. Então é preciso renovar com frequência o conteúdo, de preferência com conteúdo de qualidade igual ou melhor que o anterior.

É caro leitor, não dá pra deixar ao acaso ou à boa vontade de publicar o que der na telha quando der na telha. Você vai precisar de um plano: que textos, fotos, vídeos, gráficos e outros materiais publicar, de acordo com qual cronograma e quem na organização vai ser responsável por isso. Um plano anual, com revisões para ajuste da rota mensais ou trimestrais.

Então nossa primeira sugestão de resolução de ano novo para sua empresa é criar uma estratégia, no papel (no PDF...), de produção e publicação regular de conteúdo para seu site e redes sociais em 2018. E caso você já tenha uma, essa é uma boa hora de avaliar se está funcionando, se o tempo (e o dinheiro) que você gasta com Internet está retornando o que você esperava, em leads, vendas, fidelização e outros KPIs que você julgar pertinente.