segunda-feira, 10 de maio de 2021

O que é o Google Ads (Google Adwords)


Se você vende bicicletas, pode pagar ao Google para mostrar seu anúncio nas respostas a pesquisas por bicicletas. O mesmo pode ser feito com qualquer outro produto ou serviço, é claro.

Dominância e sigilo
As estimativas variam de estudo pra estudo, mas acredita-se que acima de 90% da pesquisa feita na Internet é feita no Google.  Isso se deve principalmente ao mérito. O mecanismo de pesquisa do Google é muito bom em encontrar as respostas que agradem quem está pesquisando. E o sucesso se retroalimenta ao longo do tempo, porque quanto mais é usado, mais o Google aprende sobre quais são as melhores respostas que deveria dar.

Parte dos critérios usados pelo Google para montar uma lista de respostas a uma pesquisa já foi revelada pelo próprio Google e outra parte descoberta pelos marqueteiros por observação, mas o grosso de como ele faz sua mágica é secreto. Ele não conta para evitar que as pessoas tentem melhorar artificialmente o ranking de seus sites e também para os sites de pesquisa concorrentes não copiarem suas técnicas. 

O sucesso não cai do céu. Ou do SEO.
Devido a esse sigilo que o Google zelosamente preserva sobre as entranhas de seu algoritmo, fora da companhia ninguém sabe os detalhes exatos de porque o site de uma empresa aparece na primeira página de respostas a uma pesquisa e o do concorrente na segunda página.

Você pode tentar melhorar a frequência e a posição com que sua empresa aparece nas respostas à determinadas pesquisas, adequando seu site aos critérios de seleção do Google já tornados públicos, uma técnica chamada SEO - Search Engine Otimization. 

Porém, essa otimização é dificultada pela parte desconhecida dos critérios e pelo fato que cada lista de respostas que o Google dá é ajustada ao perfil e o histórico de pesquisa e navegação da pessoa em particular que está pesquisando. Seu site é um só, por mais que você faça SEO não é possível ele ser sempre a melhor resposta para a imensa variedade de perfis e históricos das pessoas. 

Felizmente, há um outro caminho mais seguro para fazer sua empresas aparecer na lista de respostas a determinadas pesquisas, feitas por determinados públicos. Esse caminho é pagar para o Google mostrar um anúncio com um link para seu site, quando forem feitas essas pesquisas que lhe interessem.

Palavras
Pesquisas são feitas no Google através de palavras. Você escreve na caixa de pesquisa do Google palavras ou frases sobre o que está querendo saber, ou achar. Ou faz o mesmo direto na linha de comando do navegador Chrome (que pertence à Google).

Você também pode ativar o símbolo do microfone e falar. Sua fala vai ser convertida em palavras e frases, como as escritas. Por qualquer desses caminhos que você pesquisar, o Google devolve uma lista de links para informações que na opinião dele se relacionam com aquelas palavras ou frases.

Essa lista que o Google devolve como resposta a cada pesquisa é dividida em duas partes, a orgânica - os links que o Google acha que atendem a pesquisa - e a patrocinada - que são os anúncios pagos como resposta àquela pesquisa. Este últimos são diferenciados e identificados pela palavra anúncio

O Google Ads
O Google Ads (anteriormente chamado Google Adwords) é a plataforma do Google para vender anúncios nos sites da empresa. A ideia básica é você escolher palavras e frases que quando pesquisadas mostrem seu anúncio. 

Por exemplo, se você é arquiteto pode escolher a frase "reforma de apartamento" e quando alguém escrever isso na caixa de pesquisa o Google pode mostrar um anúncio do seu escritório de arquitetura para a pessoa.

As boas notícias
Uma das características mais interessantes e poderosas do Google Ads é a capacidade de segmentar a audiência, de escolher quem vai ver seu anúncio, por localização geográfica, sexo, idade, renda, interesses (assuntos que a pessoa gosta) e outros critérios. 

Se por exemplo você instala aparelhos de ar condicionado em Campinas, pode selecionar para seus anúncios só serem vistos por quem está pesquisando a frase "instalação de ar condicionado" em Campinas. Quem fizer essa pesquisa em Ribeirão Preto não vê seu anúncio.

Outra funcionalidade interessante é que você pode oferecer pagar por view (por cada vez que o seu anúncio é exibido) ou por clique (cada vez que o anúncio é clicado). Nessa segunda modalidade você só paga cada vez que alguém vai visitar o seu site.

As más notícias
Muita empresas já sabem que é vantajoso mostrar anúncios de um produto ou serviço para um possível cliente, bem na hora que ele está pesquisando no Google aquele produto ou serviço para comprá-lo. Por isso, no Google Ads muitas palavras já tem uma disputa grande de empresas querendo pagar por elas. 

O Google, que não é bobo, faz um leilão nesses casos de mais de um interessado em uma palavra ou frase. Quem oferecer pagar mais aparece antes de quem oferecer menos. Como o número de anúncios por página de respostas é limitado, só aparecem os anúncios que deram os maiores lances. 

Noves fora
A disputa monetária é aberta e visível no site do Google Ads. Você pode saber o investimento e os resultados estatisticamente estimados em visualizações e cliques, por cada palavra ou frase (embora não saiba quem são as empresas que fizeram lances, só os valores). Esse mecanismo permite você estimar aproximadamente os possíveis custos e resultados totais de anúncio ou campanha, antes de começar.

De posse dessas estimativas, você pode fazer uma conta de custo de aquisição de clientes. Se por exemplo você vê no Google Ads que precisa pagar R$ 5 por clique (por visitante que vem ao seu site) em determinada palavra ou frase e sabe que, na média, a cada 100 pessoas que visitam seu site uma delas compra, seu custo médio de aquisição de um novo cliente é R$ 5 x 100 = R$ 500. 

Nesse exemplo, seria preciso você ter um lucro maior que R$ 500 por cliente (na média) para o anúncio com aquela palavra ou frase ser lucrativo.

Liberou geral
O Google Ads é uma ferramenta pública, aberta para qualquer pessoa que tenha conta no Gmail. Então, qualquer pessoa pode entrar lá e começar a fazer anúncios para sua empresa. Porém, se você for, prepare-se para lidar com pelo menos três dificuldades: 

Primeiro, devido ao próprio sucesso do Google Ads, muitas palavras e frases estão muito disputadas. Em muitos ramos de negócios, são caras as palavras e frases mais diretamente ligadas àquele ramo, seus produtos e serviços. 

Segundo, mesmo sendo pago, o Google se preocupa com dar respostas boas às pesquisas, para não estragar sua reputação, construída em cima disso. Então, mesmo que você ofereça um lance alto, se seu anúncio não for atraente o suficiente para gerar um certo percentual de cliques o Google Ads pode mostrá-lo em uma posição pior, ou parar de exibi-lo.

Terceiro, o Google sempre vai olhar a página do seu site para onde seu anúncio remete o cliente quando ele clica no anúncio, também pensando na reputação de dar boas respostas. Se a página de destino do anúncio - a landing page - não atender bem os critérios do Google de resposta àquela pesquisa, o Google Ads pode mostrar o anúncio em uma posição pior, ou parar de exibi-lo.

Tá na hora de chamar a Vendere
A soma dessas três dificuldades sugere que, embora em tese qualquer um possa fazer uma campanha no Google Ads, na prática é preciso ter muita técnica e experiência na escolha das palavras e frases, na redação dos anúncios e na criação das páginas do site que vão receber quem vier pelos anúncios. É um trabalho para profissionais. 

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