quarta-feira, 19 de maio de 2021

Uma pedra na jornada de compra do seu cliente


Seu site pode parecer não ter nada obviamente errado, mas mesmo assim ser uma pedra no meio da jornada de compra de seus clientes potenciais.

Eu, você e o resto da humanidade
Como é que a prezada leitora, o prezado leitor, eu e o resto da humanidade fazemos, quando queremos  para nossa casa ou empresa algum produto ou serviço, que seja um pouco mais caro ou complexo? 

Primeiro você pede indicação aos amigos e colegas de trabalho. Nessa hora, o marketing de relacionamento vale ouro: ter clientes satisfeitos que indiquem a empresa. Mas isso é assunto para um próximo post. 

Hoje, vamos falar dos casos que você não tenha indicações, ou nos quais as indicações que lhe passaram não tenham sido muito entusiásticas, ou confiáveis. Nesses casos, você vai à Internet e abre vários sites de possíveis fornecedores.

Vamos procurar um atalho
Aqui eu preciso fazer uma digressão e contar uma informação de cocheira: existem disponíveis na Internet uma enorme quantidade de modelos completos de sites - templates. E muitos funcionam bem.

São convenientemente oferecidos em categorias: templates de sites para clínicas médicas, para construtoras, para transportadoras, concessionárias, corretoras, para restaurantes, escolas, escritórios de profissionais liberais e muito mais. Até para agências digitais...

Para fazer um site é só pegar um modelo desses na Internet, trocar-se o logo, trocar-se o textinho de apresentação da empresa, colocar-se algumas fotos de produto ou serviço nos lugares pré-determinados no template e... voilà!

Caindo na mesmice
Muitas agências digitais recorrem a templates de sites disponíveis na Internet. Encurta o prazo de entrega e permite contratar profissionais mais inexperientes ou baratos, porque a criatividade no design já vem pronta e a programação já está escrita e testada por outros.

Também os próprios fabricantes de templates tem pressa e querem economizar.  Não desenvolvem templates do zero. Os constroem usando "peças" pré-fabricadas disponíveis na Internet.  Além disso, para cada ramo de negócios, tem que criar modelos bem genéricos, para poder atender um maior número de empresas com o mesmo modelo.

A soma dessas tentativas de cortar custos e prazos e mesmo assim atender mais clientes, tanto das agências quanto dos criadores dos templates que elas usam, tem pelo menos uma consequência não desejada: uma grande massa de sites meio genéricos e parecidos na Internet.

A pedra
Vamos voltar àquela situação do começo deste post. Seu cliente potencial, já cansado, já sem paciência de continuar pesquisando, está olhando para meia dúzia de sites de possíveis fornecedores na tela, incluído aí o seu, prezada leitora, prezado leitor. 

Nessa hora, a linha de menu no topo que vira um ícone de três listas no celular, o slide show de fotos tomando a parte de cima da página, aquele contador virando até mostrar o número de clientes e outros clichês dos templates, podem jogar seu site na vala comum, a atenção do cliente no espaço e a venda fora. 

Por que quase ninguém faz?
Na nossa opinião, nesse momento crucial de decisão um site diferenciado e único, no design e interação, pode se destacar dos concorrentes e conseguir aquela atenção extra, para deixar você tentar convencer o cliente com o conteúdo. 

Porém, são muito raros profissionais capazes de criar design e interação únicos, mas que façam sentido na imagem e mensagem de cada marca. E é claro, sem esquecer a excelência técnica. É preciso que a agência tenha isso como um valor central. Como a Vendere.

Depois da pedra
Com a honestidade que nos caracteriza, precisamos dizer que não garante venda só o cliente potencial prestar mais atenção no seu site que no dos concorrentes. Há muitas outras variáveis, inclusive fora da Internet. Mas pelo menos essa pedra dá para tirar do meio da jornada de compra do seu potencial cliente.

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