terça-feira, 3 de novembro de 2020

As pessoas (e o Google) gostam de novidade


A Internet não traz clientes para seu negócio ou não traz no volume que você gostaria? Temos uma sugestão para você procurar como resolver pelo menos uma das causas do problema: verifique com que frequência conteúdo novo é publicado no seu site. 

Baixa frequência de atualização do site pode não ser o único problema atrapalhando sua performance na Internet, mas com certeza é um grande problema.

Pode comprar, tá tudo bem fresquinho
Para evitar que os marqueteiros tentem melhorar artificialmente a posição dos seus sites nas respostas às pesquisas, o Google conta pouco sobre como o seu algoritmo funciona. Porém, uma das coisas que já tornou públicas é que valoriza conteúdo mais novo. Nas palavras do próprio Google, ele dá preferência a "fresher, more recent search results" (resultados mais frescos, mais recentes).

Além disso prezado leitor, mesmo que um cliente potencial encontre seu site sem usar o Google, o que você acha que o cliente pensa quando vê que a última novidade do seu site é de meses atrás? 
a) "Esta empresa deve ser ótima, a única coisa que eles são descuidados é com site" ou b) "vixe, a última novidade é do ano passado, será que essa empresa tá inativa, meio falindo?" 

Tem as boas intenções. E tem o mundo real.
Essa importância de publicar conteúdo novo regularmente na Internet pode não ser surpresa para você prezado leitor. Sabemos que muitas empresas  pensando nisso já criaram por exemplo uma seção de novidades no site e/ou um blog. 

O problema é que a maioria acredita que algum funcionário vai manter atualizado. Mas como criar e publicar conteúdo novo é trabalhoso e não é o "core business" (a atividade fim) da empresa, essa atualização vai sendo esquecida ou relegada. Faz sentido. Todo mundo na empresa tem muita coisa para fazer. 

O resultado? Última novidade no site é uma foto da participação em uma feira de negócios em 2018. Pega super-bem com os clientes e com o Google...

Vamos tentar dar um jeitinho
A essa altura, alguns dos prezados leitores podem estar pensando: "Dá pra resolver de outro jeito. É só ter um site mais estático, só falando da empresa e dos produtos, sem seção de novidades ou blog pra ficar desatualizado".

Para esses leitores eu tenho que avisar: os robôs do Google periodicamente percorrem seu site procurando conteúdo novo. Não interessa se o título é novidades, notícias, blog, laranja, banana ou maçã.  Site que não foi atualizado - que não mudou nada - desde a última vez que o robô passou por ali, perde pontos no ranking do Google. Seu site vai ficando mais e mais difícil de ser encontrado por quem pesquisa na Internet.

Além disso, conteúdo novo ajuda nas vendas de ciclo mais longo e na fidelização de clientes. Cada vez que um possível cliente volta à presença da sua empresa na Internet pode sempre encontrar ainda mais argumentos para se convencer a comprar, ou comprar de novo.

Agência de conteúdo não é assessoria de imprensa
Quando a Vendere tem com clientes essa conversa sobre a importância de publicar regularmente conteúdo, ouvimos com frequência "mas nossa empresa não gera muita notícia". E é verdade. 

Se você pensar que é para publicar na Internet só aquilo que valeria uma manchete de jornal, a grande maioria das empresas não tem mesmo volume. Não é todo dia que sua empresa fecha um negócio enorme, contrata para diretor um medalhão, ou lança um produto que vai revolucionar o mercado. 

Porém a especialidade de uma agência como a Vendere é criar conteúdo relacionado a sua empresa que desperte o interesse do robôs do Google e dos clientes potenciais. Ponha ênfase aí no criar

Se houver notícia publica-se, é claro. Mas se não houver, a Vendere vai criar outros conteúdos interessantes: tutoriais, apresentações, listas de dicas, estudos de caso e muito mais.

Comece a resolver esse problema hoje
Você pode consertar aquela seção de novidades do seu site, ou aquele blog meio parado que podem estar jogando contra seu marketing.  E se não tiver essa seção ou esse blog, criá-los, para melhorar seus resultados digitais. É só falar com a Vendere. 

É sem compromisso e você pode se surpreender com a flexibilidade e custo do plano de conteúdo sob medida que podemos montar para você. Clique aqui para ver os contatos da Vendere.

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