quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Google Fotos: para passar de 15GB você terá que pagar


 A Google anunciou uma mudança, válida a partir de 01/06/2021, na sua política de armazenamento  na nuvem. O armazenamento gratuito de fotos e vídeos na opção "Alta Qualidade" do Google Fotos vai passar a somar no total de 15GB disponível que cada conta gratuita no Google tem. [1] 

Porém a empresa avisa que só vão contar na soma as novas fotos e vídeos "Alta Qualidade" que forem armazenados a partir da data da mudança. O total de "Alta Qualidade" armazenados no passado e até a data não será considerado.

Que diabos é uma foto ou vídeo "Alta Qualidade"
"Alta Qualidade" é uma opção para autorizar o Google Fotos compactar suas fotos e vídeos antes de armazenar. "Original" é uma opção para não compactar, ou seja armazenar a foto ou vídeo do jeito original que você está enviando. Se você não se lembra de que opção fez é só conferir ou mudar nas configurações.

Por exemplo, se você subir uma foto de 24MB em formato RAW com a opção "Alta Qualidade" ligada o Google vai compactá-la para um Jpeg de 16MB para daí armazenar. Já se você subir a mesma foto com a opção "Original" ligada ele vai armazenar os 24MB em RAW que você mandou. Se você subir um vídeo em 4k na opção "Alta Qualidade" ele vai ser compactado para 1080p. Na opção "Original" vai ser armazenado em 4k. 

A informação suprimida pela compactação não pode mais ser recuperada quando você futuramente quiser usar a foto ou vídeo. Para usos pessoais, não profissionais, por exemplo fotos de aniversário da família a perda pode não ser significativa. Porém, se você armazena fotos para usos como propaganda ou editoriais pode ser interessante você consultar a documentação do Google sobre os critérios e parâmetros de compactação. 

O que pode ser contra intuitivo nessa nomenclatura das opções de configuração do Google Fotos é que as fotos e vídeos armazenados em "Alta Qualidade" são armazenados em qualidade pior que o armazenado em "Original", devido à compactação automática realizada. 

Como é contado o limite hoje e o que vai mudar
Quando você abre uma conta gratuita no Google, ou seja quando você cria um usuário no Gmail, essa conta dá direito a 15GB (15 gigabytes) de armazenamento na nuvem, a serem  compartilhados por todos os aplicativos gratuitos da Google que esta conta usar: e-mails e anexos no Gmail, textos, planilhas e desenhos do Google Docs, arquivos de qualquer tipo guardados no Google Drive, etc. Para passar do limite geral de 15GB você precisa fazer uma assinatura paga no serviço Google One e isso vai continuar sendo assim.

Hoje, o Google Fotos entra na soma para o limite de uma forma meio complicada: as fotos e vídeos armazenadas usando a opção "Alta Qualidade" ligada não contam no total, você pode subir quanto quiser, estourando o limite. Já as fotos que você subir com a opção "Original" ligada contam, como qualquer outro arquivo.

O que vai mudar é que a partir de 01/06/2021 as novas fotos que forem armazenadas na opção "Alta Qualidade" passarão a contar também para o total geral de 15 GB que precisa de uma assinatura paga para ser ultrapassado.

Fonte:

[1] The Keyword (Blog oficial da Google): Updating Google Photos’ storage policy to build for the future - https://blog.google/products/photos/storage-changes