segunda-feira, 5 de abril de 2021

Novo título de Elon Musk na Tesla: Technoking - "Rei da tecnologia"


Agora é oficial. A Tesla, maior fabricante de automóveis elétricos do mundo, passa a ter um "king", um rei, e um "master", um mestre, no seu quadro de executivos de primeiro escalão.

O registro
A Tesla registrou na SEC (Security an Exchange Comission), o órgão regulador do mercado acionário americano, equivalente à Comissão de Valores Mobiliários brasileira, que seu CEO - o presidente - Elon Musk passa a ter oficialmente o título de Technoking (o "rei da tecnologia", em tradução livre).

O CFO da empresa - o seu chefe financeiro - passa a ter o título oficial de Master of Coin (o "mestre da moeda", em tradução livre). Além da nova nomenclatura, ambos mantém também seus cargos anteriores. [1]

As métricas do sucesso
A Tesla ocupa uma posição muito peculiar no mercado industrial do mundo. Fabrica em torno de 500 mil carros por ano, aproximadamente 19 vezes menos que cada um dos líderes mundiais, a Toyota com mais ou menos 9 milhões e meio de veículos por ano e a VolksWagen, com outros 9 milhões e meio. No entanto, o valor da Tesla na Bolsa de Valores é 670 bilhões de dólares, enquanto o da Toyota é de 214 bilhões. O da VolksWagen é 166 bilhões. 

Como o leitor bem sabe, o mercado acionário e o de vendas de carros sofrem variações, e no momento que você estiver lendo os números podem estar diferentes do que listamos. O ponto que queremos destacar aqui é que, mesmo descontadas as variações de humor dos mercados, a Tesla vende muitas vezes menos carros que a Toyota ou a VolksWagen, porém vale várias vezes mais que estas empresas.

Parte dessa diferença em favor da Tesla se deve provavelmente a uma aposta dos investidores no futuro do mercado automobilístico. Como a Tesla é especialista em carros elétricos, parece estar melhor posicionada para um mundo onde há um grande esforço para diminuir o consumo de combustíveis fósseis, visando minimizar o aquecimento global e reduzir o ritmo de consumo dos estoques finitos de petróleo da Terra.

O real e o imaginário
Na opinião desse que vos escreve, o excepcional valor de mercado da Tesla não é só pelo possível futuro mais promissor dos carros elétricos em relação aos convencionais. Os investidores também trabalham com impressões e expectativas deles mesmo e do público em geral. 

Assim, o valor de qualquer ação tem um componente real, analítico digamos, e um componente imaginário, os corações e mentes onde atua o marketing. E nesse campo Elon Musk, o presidente da Tesla, ou melhor dizendo o Technoking da Tesla, é um gênio.

Por exemplo, esse novo movimento da nomenclatura dos cargos de c-level (alta diretoria) da empresa não foi justificado por eles e alguns analistas ainda estão tentando entender todas as repercussões, mas já gerou cobertura de imprensa e interesse do público. Inclusive o seu prezada leitora, prezado leitor, que se deu ao trabalho de ler este post.

[1]SEC - United States Security an Exchange Comission - K8 Form  - Tesla Inc. - https://sec.report/Document/0001564590-21-012981/ 

Gostou do post?
Compartilhe! ↓ →