quarta-feira, 15 de abril de 2020

3 coisas que dá para fazer na quarentena (para seu marketing digital)


Você deve ter visto muitos artigos e vídeos com dicas e tutoriais sobre o que fazer durante a quarentena.

Se você tivesse seguido só uma pequena parte já teria 3 mestrados online gratuitos, também já teria redecorado a casa só movendo as coisas de lugar e, de quebra, aprendido a fazer lindas esculturas ornamentais com a terra do jardim de sua casa, cozida no microondas...

Gostaríamos de dar aqui mais uma abordagem sobre coisas a fazer na quarentena, mas com o viés desse blog: melhorar o marketing digital da sua empresa.

O Sol vai nascer amanhã
Mesmo que as oportunidades para sua empresa em particular sejam muito pequenas ou nulas no presente, muitos dos seus possíveis clientes estão planejando, ou pelo menos sonhando, o que farão quando as coisas melhorarem um pouco. Um bom contato com seu site, blog e/ou redes sociais agora pode resultar numa venda mais a frente.

AS 3 COISAS

1 - Melhora da presença da sua empresa na Internet
A familiaridade e o dia-a-dia podem fazer você não prestar muita atenção na sua presença digital e deixar de perceber que ela está ficando para trás de seus concorrentes. E bem nessa hora que o contato mais importante que um cliente ou futuro cliente pode ter com você é pela Internet.

Uma reavaliação da sua presença digital, feita por uma boa agência, pode mostrar onde mexer, se necessário. Se você precisar melhorar, por exemplo fazer um upgrade no seu site, o lançamento de um blog ou a inclusão de novos conteúdos em suas redes sociais, isso pode ser feito em prazos relativamente curtos e de forma totalmente remota, você aí e a agência aqui.

2 - Criação de conteúdos específicos para serem consumidos na quarentena 
A massa de gente confinada em casa está necessariamente consumindo mais conteúdo digital. Claro que o grosso disso são notícias sobre a pandemia para se estressar e séries da Netflix, para tentar se desestressar... Mas parte desse conteúdo que as pessoas vão ver na quarentena pode ser da sua empresa, como um artigo de blog ou um vídeo no site.

É necessário pensar uma estratégia sobre o que seu público em particular poderia querer ver nesse momento e criar de acordo com essa estratégia. Se você tiver o que vender agora é uma oportunidade de falar com clientes e possíveis clientes, se não tiver  pelo menos você vai mantendo sua marca e sua imagem vivas no mercado e quando der, vende.

3 - Criação de produtos digitais
Talvez você já estivesse pensando nisso antes da pandemia e ela só tenha apressado os planos, talvez você tenha que sair do zero, mas será que não haveria ligado a seu negócio um produto digital, ou um acessório digital a um produto ou serviço físico que você possa criar?

Eu sei que você (e eu e o resto da humanidade) gostaríamos de continuar fazendo negócios do jeito que já sabíamos e estávamos acostumados a fazer e, se fossemos lançar uma novo produto ou serviço, fazê-lo em um cronograma mais tranquilo e sem incertezas econômicas. Mas o mundo é o que é e não o que gostaríamos que fosse...

Mas agora é a hora de mexer nisso?
Provavelmente existem muitas coisas que você poderia ou gostaria de fazer para melhorar sua empresa, produtos ou serviços, que agora nessa crise não são possíveis ou são muito difíceis.

Porém, se há uma coisa que dá para fazer agora, começar hoje se você quiser, é mexer na presença da sua empresa na Internet: renovar seu site, criar um blog, publicar novos conteúdos no site, blog e redes sociais e, quem sabe, até lançar algum produto ou acessório digital.

Um projeto de desenvolvimento de tecnologia e conteúdo para a Internet pode ser feito de forma completamente remota. Reuniões por "Zap", Zoom e outras ferramentas começadas por Z 😃, apresentação e aprovação via Internet e disponibilização para o público via site, blog e redes sociais.

Além disso, as agências digitais sensatas (como a Vendere) tem planos de pagamento adequados ao momento que vivemos, com preços mais camaradas, parcelas postergadas e outras facilidades, para enfrentarmos todos juntos esse momento difícil.

Gostou do post?
Compartilhe! ↓ →