quarta-feira, 3 de novembro de 2021

5 erros graves de um site


Não basta ter site. Ele precisa ajudar sua empresa, se não você está jogando dinheiro fora. Verifique aqui se você não está cometendo um dos 5 erros graves mais comuns em sites.

Erro 1 - Seu site é parecido com o dos concorrentes
Como é que você, eu e o resto da humanidade fazemos para escolher um fornecedor na Internet, prezada leitora, prezado leitor? Nós abrimos sucessivamente os sites de alguns possíveis fornecedores.

Nessa hora crucial, uma pessoa olhando para 10 sites com slides shows de fotos virando no topo da página, seguidos de grandes blocos alternados de fundo branco e fundo cor, não vai prestar mais atenção no seu site que também é assim. 

São várias as razões da mesmice, mesmo nos sites criados pelas melhores agências de desenvolvimento de sites de SP, mas principalmente o uso de templates (modelos) e bibliotecas prontas da Internet para apressar o desenvolvimento e diminuir custo e risco. Some aí um perfil de suas equipes muito mais de informática que de inteligência de negócios, design e cultura.

Desse jeito, o consumidor ou o comprador empresarial acaba decidindo com qual do sites vai falar, com quem vai começar a negociar, por razões que você não tem controle: mero acaso, ou um dos primeiros sites que ele clicou antes de encher a paciência de tanto olhar site e por aí vai. É tudo meio parecido e nesse momento ele não tem outras informações para decidir.

Você pode (e deve) tentar retomar o controle do processo de decisão do potencial cliente. Fazer ele prestar mais atenção no seu site que no dos concorrentes, com um design diferenciado. Mais que diferenciado, único.

Erro 2- Seu site não é igualmente otimizado para celular e computador
Hoje em dia não dá para saber de antemão o tamanho da tela onde o seu cliente vai ver o seu site. Pode ser em um celular de 3", um notebook de 13" ou um monitor de mesa de 30".
(seria mais natural 6", 14" e 21" mas aliterar o 3 é mais sonoro... 😀) 

Veja a distribuição de acessos á Internet feitos em celular ou computador no Brasil, dados de um ano até outubro 2021:

O empate quase exato entre computador e celular - computador 49.68%, celular 49.51% (com os tablets em um distante e minúsculo 0.81%) - mostra que você não deveria ter uma otimização de tamanho de tela preferida para seu site, tem que ficar bom em telas pequenas e grandes.

A suposta solução para isso é fazer um site responsivo. Sites responsivos são aqueles que ao serem carregados testam o tamanho e a orientação da tela (se vertical ou horizontal) e rearranjam o tamanho e posição relativa dos elementos da página de acordo com regras pré-programadas neles.

A parte "suposta" é por que o pessoal que faz desenvolvimento de sites responsivos não lhe conta prezada leitora, prezado leitor, que a programação dessas regras de como ajeitar o site para cada tela dependem de muita sensibilidade e experiência do seu programador. 

Se deixar no automático das ferramentas de fazer site responsivo o resultado fica meio tosco. Além disso, já na esquematização do projeto inicial de um site responsivo é preciso fazer opções de design adequadas ao seu rearranjo posterior em diferentes telas.

Se você quiser ver um bom site responsivo na prática, dê uma olhada no site da própria Vendere, no www.vendere.com.br, no celular e no computador. Você perceberá que não é só uma questão de aumentar e diminuir fotos e fontes em telas de diferentes tamanhos. Para ficar bom é preciso todo um balé de geometrias que poucas agências de desenvolvimento de sites fazem bem.

Erro 3 - Seu site é lerdo
Deve ser intuitivo para a prezada leitora e o prezado leitor que quanto mais lerdo for um site, quanto mais demora para carregar uma tela, mais pessoas se enchem de esperar e abandonam o processo.

Essa intuição corresponde à realidade, mas quanto? Vários estudos apontam para uma média de abandono de 7% dos visitantes de um site, por segundo a mais que demora a carga de uma página. Veja no gráfico abaixo:


fontes: Neil Patel, akamai.com

Agora vamos contar a parte que talvez não seja tão intuitiva: você não precisa considerar a velocidade de carga das páginas do seu site em absoluto, com se ele fosse sozinho no mundo. Você precisa comparar com a velocidade de seus concorrentes.

Apertando a tecla SAP: se você vende bicicletas, não precisa se estressar que o site de um banco ou de uma clínica é mais rápido que o seu. O freguês não vai abandonar seu site e ir comprar a bicicleta no site do dentista. Você precisa só se preocupar se o seu site carrega muito mais devagar que o das outras lojas de bicicletas.

Se for um prestador de serviço então, você só precisa se preocupar com a velocidade do seu site em relação aos sites de concorrentes de sua região geográfica. Se você por exemplo instala aparelho de ar condicionado, pisos de mármore ou cabeamento de rede de computadores em São Paulo, seu cliente não vai trazer um instalador de Fortaleza só porque o site dele é super rápido.

Erro 4 - Seu site não recebe a inclusão de conteúdo novo com frequência
Nem todos os critérios que o Google usa para selecionar sites como respostas às pesquisas são conhecidos, mas um que ele já divulgou é que prefere site com conteúdo mais novo, recente.  Fresh, nas palavras do próprio Google. Ou seja, se todo o resto for igual, o site que recebeu conteúdo novo mais recentemente tende a aparecer primeiro para quem pesquisar aquele assunto no Google.

Além disso, quanto mais conteúdo você vai acrescentando ao seu site, você acrescenta mais palavras chaves relacionadas ao assunto de seus produtos e serviços, porém em diferentes contextos, o que facilita ele ser encontrado quando pesquisado em diferentes contextos.

Por último, mas não menos importante, não é só seu SEO (sua otimização para ser achado pelo Google) que melhora com a a inclusão frequente de novos conteúdos no seu site. Você aumenta sua autoridade sobre o assunto que você trabalha, porque o visitante a cada vez que volta encontra mais conteúdo técnico ou informativo.

Essa questão da autoridade é especialmente importante para os mercados B2B (empresas que vendem para outras empresas) ou de B2C (empresas que vendem para o consumidor) de produtos ou serviços mais caros ou mais complexos. Nesses mercados menos de 8% das negociações começam numa primeira visita ao site, são necessárias múltiplas visitas, uma confiança que o conteúdo do site ajuda a construir.

Porém, criar conteúdo de qualidade para site de forma regular e permanente foge do core business (da atividade fim) da maioria das empresas. Contratar uma pessoa ou equipe só para isso pode ser caro. Quase sempre, fazer um contrato de criação e gestão de conteúdo com uma boa agência digital (como a Vendere) pode ter excelente custo benefício para a inclusão regular de conteúdo novo no seu site.

Erro 5 - Seu site não tem CTAs claros (Call To Action)
Você sabe porque muitas vezes o visitante do seu site não faz o que você gostaria que ele fizesse?

Porque você não pede para ele.

Toda página de site tem que ter de forma clara e visível qual seria o próximo passo que você gostaria que o visitante desse, uma vez que ele chegou até ali. Fazer um download, informar o e-mail, pedir proposta comercial, ligar, ou seja o que for. Se você quer que o visitante ligue para você, peça!

Esses pedidos, esses chamados à ação que um site faz aos seus visitantes em diferentes momentos são chamados tecnicamente de CTAs (Calls to Action). Geralmente expressos como um botão ou outro tipo de item clicável.

Como "forma clara e visível" pode ser um conceito subjetivo, recomenda-se sempre testar os CTAs do site, por exemplo fazer um teste A/B, criar duas páginas com o botão de contato em cores, formatos ou posições diferentes e exibir de forma alternada aos visitantes do site para ver qual recebe mais cliques.

Erro 6  - extra - Seu site tem telefone difícil de achar (ou inexistente)
O site não tem o número de telefone da empresa, ou ele não está em um lugar fácil de ver. Está em letras pequenas, com uma cor de baixo contraste, enfiado em um monte de texto no rodapé da home, ou nem está na home. O visitante tem que ir até uma página de contato ou página "sobre a empresa".

Alguns desses casos é só descuido ou inexperiência, mas alguns casos são intencionais. A empresa espera que o cliente resolva tudo no site ou por mensagem de texto e não fique ligando para falar. 

Telefone tem que responder na hora, o que demanda pessoa ou equipe de atendimento  e também pode ser um canal para reclamações, confrontos, dúvidas óbvias e outras chatices que muita gente quer evitar que sejam em real time, ao vivo.

Porém, na nossa opinião, ajuda qualquer negócio ter uma comunicação fácil com os clientes e potenciais clientes, mesmo que nem tudo que venha por esses canais de comunicação seja útil ou agradável. 

Além disso, pelo menos para este que vos escreve, quando eu não encontro telefone fácil em um site dá a impressão que a empresa está de má vontade para responder imediatamente, vai responder meu Whatsapp ou e-mail mais tarde na hora que der na telha, ou não responder. 

Conclusão
Hoje em dia é raro uma empresa que não tenha site, a não ser que seja uma empresa começando - não deu tempo ainda de fazer, ou muuuuito pequena - nem um site baratinho coube no orçamento.

No entanto, apesar da quase unanimidade do uso de sites pelas empresas, é muito comum eles conterem pelo menos um dos 5 erros graves que descrevemos e assim jogar fora, pelo menos em parte, o dinheiro que é gasto no seu registro, confecção, hospedagem e  manutenção.

Nem todos esses erros são fáceis de corrigir em um site já pronto, mas na nossa opinião vale a pena tentar e, se necessário, refazer o site. Uma boa agência digital, como a Vendere, pode ajudar.

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