segunda-feira, 4 de outubro de 2021

5 razões porque todo negócio B2B tem que ter um bom Blog


Você gostaria de turbinar sua presença digital, atrair mais visitantes e converter uma maior porcentagem deles em clientes? Veja 5 razões porque todo negócio B2B (empresa que vende para outras empresas) tem que começar um blog, ou melhorar seu blog atual, para otimizar seu investimento em Internet.

1) Trazer mais visitantes do Google (potenciais clientes) para seu site
A maioria das pessoas pesquisa no Google quando está procurando um produto ou serviço para comprar. Como é que o Google escolhe se mostra primeiro o seu site ou o do seu concorrente para o potencial comprador? 

O algoritmo do Google é complexo e nem todos os critérios são conhecidos, mas parte do que é conhecido pode ser resumido em 3 palavras: quantidade, profundidade e novidade. Para ser escolhido pelo Google como uma resposta para a pessoa que está pesquisando, seu site tem que falar bastante sobre o assunto sendo pesquisado, em profundidade e com informação nova, fresca. 

Não são condições suficientes para garantir um bom posicionamento no Google, mas são necessárias. Isso é mais ou menos óbvio quando a gente pensa que o sucesso do Google é devido a ele dar boas respostas às pesquisas. Se o Google respondesse às pesquisas com sites contendo informação pouca, superficial e velha, já tinha falido faz tempo...

A melhor maneira de você manter um fluxo atualizado de informação de qualidade sobre assuntos relacionados aos seus produtos, serviços e mercado é postando frequentemente em um blog.

2) Ajudar as pessoas quando elas precisam. Construir sua marca! 
As pessoas não pesquisam a Internet só no momento da compra. Elas pesquisam quando tem dúvidas, quando querem aprender e muito mais. Seu blog fornecer a informação que elas procuram é uma maneira de ajudá-las desinteressadamente, fora de uma relação ou momento de venda.

Nada garante que este "favor" que você faça vai resultar em venda mais para frente. Mas você vai chegando aos corações e mentes de pessoas com dúvidas e interesses em assuntos ligados aos seus produtos, serviços e mercado. Fazendo amigos e influenciando pessoas... 

3) Estabelecer competência e autoridade técnica. Construir sua marca!
Confiança é importante em qualquer relação comercial, mas em particular nos mercados B2B, a confiança na capacidade técnica do fornecedor é ainda mais importante porque o produto ou serviço comprado pode ajudar ou prejudicar a operação ou resultado da empresa compradora.

Falar que sua empresa é competente, você e todos os concorrentes falam. Uma ação muito mais eficaz é publicar regularmente artigos técnicos em um blog da sua empresa e mostrar que entende do assunto.


----------- uma digressão ---------

Por que essa obsessão do marketing com "construir a marca"?
Porque se todo o resto for igual ou parecido - preço, características, etc. - os consumidores e os compradores institucionais compram da marca que elas tiverem maior recall, maior lembrança positiva. Muitas vezes compram da marca que gostam até mesmo quando objetivamente é um negócio técnica ou comercialmente pior.

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4) Para o B2B, um blog é importante se você investir ou não em redes sociais
Uma característica fundamental de qualquer postagem ou anúncio em rede social é a brevidade. São curtos. Porém, muitos diferenciais técnicos e comercias de produtos, serviços e empresas, especialmente  B2B, são impossíveis de explicar em 3 linhas de texto, uma foto, ou 15 segundos de vídeo.

Só em um blog você consegue explicar com a necessária clareza e calma tópicos complexos. Claro que nada impede uma empresa que tem um bom blog também ter redes sociais, mas as funções são diferentes.

5) Um blog traz retorno do investimento no curto, médio e longo prazos
Outra característica fundamental de qualquer anúncio no Google ou postagens e anúncios nas redes sociais é a efemeridade. Um anúncio no Google ou redes sociais só dura enquanto você estiver pagando e uma postagem em redes sociais é rapidamente soterrada pelo avalanche de novas publicações de outras pessoas e empresas.

Já um post em um blog é perene. Claro, alguns assuntos envelhecem melhor que outros, mas o que você investiu em um post pode influenciar clientes e potenciais no dia da publicação ou semanas, meses, ou mesmo anos depois de sua publicação. 

Só a título de exemplo, o post mais lido deste blog é de 2013. Praticamente todo dia algumas pessoas o encontram pesquisando no Google e o leem. Além desse temos vários outros que publicamos ao longo dos anos que são acessados atualmente com frequência. 

São investimentos em blog que fizemos ao longo do tempo que nos ajudam a encontrar possíveis novos clientes hoje. Nenhuma postagem em rede social chega nem perto desse retorno acumulado de investimento.

Conclusão
Um blog pode ajudar uma empresa B2B ser mais encontrada no Google, bem como ajudar a construir sua marca e autoridade no mercado. Apesar do inquestionável sucesso das redes sociais, que também podem ser usadas por empresas B2B, só um blog pode comunicar com a complexidade e permanência que a maioria dos negócios B2B precisa.

No entanto, a produção de posts para um blog, com frequência e qualidade, pode estar muito fora da atividade fim de uma empresa, ou tomar tempo e foco exagerados de sua equipe.  Escrever para um blog empresarial é uma tarefa bastante especializada, porque envolve agradar os robôs do Google (para o seu post ser encontrado por gente pesquisando aquele assunto) e ao mesmo tempo não parecer forçado ou artificial para o leitor humano, que é realmente quem interessa. 

Para a maioria das empresas não vale a pena manter uma pessoa ou equipe especializada em copywriting digital (escrita comercial para a Internet) e a solução de melhor custo / benefício é terceirizar a criação ou postagem regular no blog da empresa com uma boa agência digital, como a Vendere 😀.

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