Experiência gratificante em todas as telas |
A ubiquidade do telefone celular, em qualquer direção que se
olhe se vê pessoas ensimesmadas nas telas dos seus celulares, pode nos levar a
crer que, hoje em dia, a forma preferencial de acesso à Internet seja o telefone celular.
No entanto, relatório* da maior empresa de hardware para
Internet do mundo, a americana Cisco, informa que em 2016, cerca de 13% do tráfego
da Internet veio de celulares, enquanto 46% veio de PCs – computadores pessoais
– um tráfego 3 vezes e meia maior.
A falsa impressão que alguns tem, que o celular seria a
forma preferencial de acesso à Internet, talvez venha de seu uso mais público
que o PC, que costuma ter um uso mais privado, em casa ou na empresa.
O relatório da Cisco também projeta um aumento crescente da
participação dos celulares no acesso à Internet ao longo dos próximos anos e
que esta vá alcançar a dos computadores pessoais em 2021.
Para o marqueteiro digital isso significa que nenhum desses
dois meios de acesso à Internet pode ser desprezado, hoje e pelos próximos anos. No entanto, garantir uma experiência gratificante e coerente nos dois é um desafio, não só porque as telas do celular e do computador podem ter tamanhos muito diferentes, mas a velocidade de processamento e de comunicação também podem ser muito diferentes.
*Cisco Visual Networking Index