Já há bastante tempo, além de mostrar as horas, os relógios de pulso vem incorporando uma série de recursos eletrônicos, como monitores atléticos de pulsação e calculadoras. Tem até
relógio com rádio-alarmes para se poder mandar um sinal de SOS em acidentes e emergências (caso você e o relógio sobrevivam ao acidente...). No entanto, quase sempre, os fabricantes incorporavam eletrônica e software para algumas poucas funções específicas - além de mostrar as horas, é claro - aos seus modelos de relógio.
|
SmartWatch da Sony |
Hoje em dia a miniaturização de componentes e a diminuição do seu consumo de energia (o que diminui também o tamanho da bateria) permite fazer caber no espaço de um relógio de pulso a mesma eletrônica de um celular moderno, um smartphone. Esses relógios com capacidade de comunicação e processamento de um celular moderno são os chamados smartwatches. Sua principal vantagem é poder baixar e instalar aplicações - Apps - o que abre possibilidades infinitas para funções que o relógio pode realizar. Os smartwatches são só mais um passo na convergência de moda e tecnologia chamada de "wearable technology" tecnologia que pode ser vestida ou portada, como óculos, relógios e peças de roupa com eletrônica embutida.
|
miCoach Smart Run GPS da Adidas |
Superada o questão da tecnologia, o desafio agora é tornar os smartwatches objetos de moda, de consumo geral, além de nichos específicos de utilização. As dua primeiras tentativas nessa direção são o
SmartWatch da Sony e o
miCoach Smart Run GPS da Adidas. O da Sony, que pode ser visto na foto de cima à esquerda, tem uma abordagem mais generalista enquanto o modelo da Adidas - que pode ser visto na foto da direita - se foca mais nas aplicações esportivas. O mercado aguarda com ansiedade (vários boatos a respeito já circulam na Internet) os dois próximos possíveis concorrentes nesse mercado de smartwatches: Apple e Google.
Clique aqui para ir ao site da Sony e conhecer o SmartWatch da Sony
ou
Clique aqui para ver um artigo (em inglês) sobre o miCoach Smart Run GPS da Adidas