quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

3 dicas de marketing para produtos ou serviços "sem graça"


Muitas empresas vendem produtos e serviços que podem ser muito bons e úteis, mas "sem graça". No dia a dia não provocam muita atenção, nem muita conversação e não geram fotos ou vídeos muito atraentes. Temos 3 dicas para esses produtos ou serviços receberem mais atenção na Internet.

A vida é dura. Mas para alguns é mais dura.

Alguns produtos e serviços são motivo mais natural de desejo e conversação, ou permitem fotos e vídeos naturalmente atraentes, o que facilita criar conteúdo interessante sobre eles para sites e redes sociais. Já para outros produtos e serviços, pode ser bem mais difícil criar conteúdo atraente sobre eles.

Por exemplo, um restaurante pode publicar fotos de pratos de comida e uma confecção de roupas postar vídeos de desfile de moda, assuntos que geram naturalmente atenção. Já um fabricante de cabos de rede de computadores, ou uma empresa de manutenção de elevadores, não vão conseguir uma resposta tão boa com uma foto de um cabo RJ45, ou um vídeo da lubrificação periódica das polias de um elevador.

Esses são só alguns exemplos, mas na verdade a grande maioria dos produtos e serviços, fora de algumas categorias de consumo, são sem graça - até chatos - para o dia a dia do público. Não é natural ou imediato gerar conteúdo sobre eles que atraia atenção na Internet.

Por favor prezada leitora e prezado leitor, não nos entenda mal, não queremos desmerecer ninguém. Sabemos que sem a reconhecida qualidade dos parafusos que você fabrica provavelmente o carro de uma pessoa poderia desmontar no primeiro buraco da estrada. Mas, infelizmente, isso não vai fazer essa pessoa curtir ou compartilhar, ou mesmo olhar, as fotos de parafuso que você porventura publicar no Instagram.

Por que será que nosso marketing digital não tá funcionando?

Agrava o problema o fato que, para quem ganha a vida com um determinado produto ou serviço, ele pode não parecer sem graça ou chato. Se uma pessoa lida o dia todo, todos os dias, com determinado produto ou serviço é natural que ele ocupe um espaço tremendo no seu imaginário. O produto ou serviço que é o ganha pão de uma pessoa parece, para ela, interessante e foco de atenção.

A pessoa só não entende porque quase ninguém curte ou compartilha suas postagens sobre aquilo.

Tirando leite de pedra

Todos nós só podemos tentar jogar o melhor possível com a mão de cartas que a vida nos deu (um gota de filosofia em meio ao marketing...), então se você trabalha com produtos meio (ou totalmente) sem graça e precisa fazer marketing de conteúdo (e hoje em dia todo mundo precisa) temos 3 sugestões para você aumentar a atenção sobre o conteúdo que você publica no seu site, blog e redes sociais:

1) Conte estórias

As pessoas adoram estórias. elas são a forma mais natural - e eficaz - de comunicação, desde a idade da pedra. A história da empresa, como os produtos foram criados, como são fabricados ou instalados, casos de sucesso, estórias sobre funcionários, etc. Vale qualquer estória ligada à empresa, produtos, serviços, clientes ou o mercado. 

E o importante aqui é que o produto ou o serviço podem ser chatos, mas se a estória não for, as pessoas vão prestar atenção. (e clicar, e curtir e compartilhar....)

2) Foque a comunicação no benefício

Muitos produtos ou serviços sem graça podem gerar benefícios muito mais atraentes que o produto ou serviço em si. Por exemplo, um pote de cloro é sem graça, mas uma piscina cristalina é muito atraente. 

O benefício a ser mostrado (ou o malefício que pode ser evitado) não precisa ser imediato ou direto, basta que seja possível estabelecer uma relação clara.

3) Invista em comunicação visual

A Internet é uma mídia profundamente visual, onde funciona a máxima que uma foto vale mil palavras. O truque aqui é usar as duas dicas anteriores para encontrar assunto para fotos e vídeos. Fotografar e filmar para ilustrar as estórias e benefícios do produto ou serviço. 

De novo, a foto do produto pode ser sem graça, mas se a foto da estória ou do benefício for legal as pessoas vão prestar atenção.  (e clicar, e curtir e compartilhar....)

Conclusão

Muitos produtos e serviços não tem muita atratividade natural na tremenda competição por atenção da Internet. Podem ser super úteis e importantes, mas não são fotogênicos, curiosos, engraçados, polêmicos ou ligados às novidades e modas mais correntes a cada momento na Internet.

Nesses casos, cabe à sua comunicação de marketing ser fotogênica, curiosa, engraçada, polêmica ou ligada às novidades e modas mais correntes a cada momento na Internet. A dificuldade porém, é atrair atenção, informar, divertir e entreter ao mesmo tempo que se vende o peixe da empresa. 

Se a prezada leitora e o prezado leitor tem a dura missão de criar conteúdo para sites, blogs ou redes sociais de produtos ou serviços sem graça, pode tentar as 3 sugestões deste post. Se precisar de ajuda profissional, pode contar com a Vendere .

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