A vida é dura. Mas para alguns é mais dura.
Alguns produtos e serviços são motivo mais natural de desejo e conversação, ou permitem fotos e vídeos naturalmente atraentes, o que facilita criar conteúdo interessante sobre eles para sites e redes sociais. Já para outros produtos e serviços, pode ser bem mais difícil criar conteúdo atraente sobre eles.Esses são só alguns exemplos, mas na verdade a grande maioria dos produtos e serviços, fora de algumas categorias de consumo, são sem graça - até chatos - para o dia a dia do público. Não é natural ou imediato gerar conteúdo sobre eles que atraia atenção na Internet.
Por favor prezada leitora e prezado leitor, não nos entenda mal, não queremos desmerecer ninguém. Sabemos que sem a reconhecida qualidade dos parafusos que você fabrica provavelmente o carro de uma pessoa poderia desmontar no primeiro buraco da estrada. Mas, infelizmente, isso não vai fazer essa pessoa curtir ou compartilhar, ou mesmo olhar, as fotos de parafuso que você porventura publicar no Instagram.
Por que será que nosso marketing digital não tá funcionando?
Agrava o problema o fato que, para quem ganha a vida com um determinado produto ou serviço, ele pode não parecer sem graça ou chato. Se uma pessoa lida o dia todo, todos os dias, com determinado produto ou serviço é natural que ele ocupe um espaço tremendo no seu imaginário. O produto ou serviço que é o ganha pão de uma pessoa parece, para ela, interessante e foco de atenção.Tirando leite de pedra
Todos nós só podemos tentar jogar o melhor possível com a mão de cartas que a vida nos deu (um gota de filosofia em meio ao marketing...), então se você trabalha com produtos meio (ou totalmente) sem graça e precisa fazer marketing de conteúdo (e hoje em dia todo mundo precisa) temos 3 sugestões para você aumentar a atenção sobre o conteúdo que você publica no seu site, blog e redes sociais:1) Conte estórias
As pessoas adoram estórias. elas são a forma mais natural - e eficaz - de comunicação, desde a idade da pedra. A história da empresa, como os produtos foram criados, como são fabricados ou instalados, casos de sucesso, estórias sobre funcionários, etc. Vale qualquer estória ligada à empresa, produtos, serviços, clientes ou o mercado.E o importante aqui é que o produto ou o serviço podem ser chatos, mas se a estória não for, as pessoas vão prestar atenção. (e clicar, e curtir e compartilhar....)
2) Foque a comunicação no benefício
Muitos produtos ou serviços sem graça podem gerar benefícios muito mais atraentes que o produto ou serviço em si. Por exemplo, um pote de cloro é sem graça, mas uma piscina cristalina é muito atraente.O benefício a ser mostrado (ou o malefício que pode ser evitado) não precisa ser imediato ou direto, basta que seja possível estabelecer uma relação clara.
3) Invista em comunicação visual
A Internet é uma mídia profundamente visual, onde funciona a máxima que uma foto vale mil palavras. O truque aqui é usar as duas dicas anteriores para encontrar assunto para fotos e vídeos. Fotografar e filmar para ilustrar as estórias e benefícios do produto ou serviço.Conclusão
Muitos produtos e serviços não tem muita atratividade natural na tremenda competição por atenção da Internet. Podem ser super úteis e importantes, mas não são fotogênicos, curiosos, engraçados, polêmicos ou ligados às novidades e modas mais correntes a cada momento na Internet.
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