quarta-feira, 14 de julho de 2021

3 dicas de Endomarketing para a pequena e média empresa


Um público às vezes esquecido no marketing digital das pequenas e médias empresas é o público interno. No entanto, o marketing digital pode ser pensado para atuar tanto para clientes quanto para funcionários.

Quem deveria parar de ler este post agora
No Brasil, grandes empresas tem grandes estruturas de recursos humanos. Boa parte do esforço dessa  gente dedicada é para encarar a pedreira da legislação e justiça trabalhistas brasileiras. Depois de matar um leão por dia nisso, o que sobra de energia é para captar, treinar, motivar e reter talentos para a empresa.

Para esta segunda parte da sua missão, é comum se usar técnicas do marketing, só que voltadas para o público interno - o chamado endomarketing. Muitas grandes empresas tem orçamentos que incluem a manutenção de equipes ou subdepartamentos de endomarketing e também é frequente a contratação de agências externas, especializadas no assunto. 

A esta altura, correndo o risco de jogar contra nosso SEO pela queda do tempo de permanência dos leitores, preciso dizer para a prezada e o prezado marqueteiros digitais habituées deste blog, que se você tem a sorte de trabalhar na situação do parágrafo acima, pode parar de ler este post agora. 

Numa grande empresa com um trabalho dedicado de endomarketing, a equipe de marketing digital "comum" - o marketing comercial, "para fora da empresa" - não tem o que criar. Quando e se for o caso é só executar alguma coisa que seja solicitada ou demandada pelos especialistas.

Porém, se você é responsável pelo marketing digital de uma pequena ou média empresa, que não tem muito orçamento e muito menos um departamento ou agência externa só para fazer endomarketing, pode verificar nossas sugestões a seguir.

Na nossa opinião, com um pouco de esforço, o marketing digital geral da sua empresa também pode atuar nos corações e mentes do lado de dentro da organização.

As dicas

1 - Pergunte aos funcionários o que poderia ser acrescentado ou alterado na presença digital da empresa

Essa pergunta deve ser feita regularmente às pessoas de vendas e atendimento, por exemplo nas reuniões semanais de vendas. Para os demais funcionários pode ser feita via uma caixa de sugestões digital, como um e-mail de sugestões. 

Às vezes, especialmente na linha de frente do contato com os clientes, as pessoas sabem que uma determinada informação faltante no site ou nas redes sociais poderia ajudar se estivesse presente, mas não avisam porque não tem um canal ou motivação para isso.

Uma vantagem extra de perguntar sobre possíveis falhas ou faltas na presença digital da empresa é que além de dizer o que os clientes não estão encontrando na presença digital, os funcionários também podem dizer o que eles próprios gostariam de saber e não encontraram. 

É preciso notar aqui que, quando se faz uma pergunta tão aberta, é provável que venham algumas respostas com sugestões inviáveis ou indevidas. Cabe ao pessoal do marketing digital aplicar filtros de sanidade ao que vier, mas mesmo que uma sugestão não seja realizada, os funcionários já se sentem mais ouvidos e participantes da gestão. E se uma sugestão for realizada, mais ainda.

2 - Submeta peças e ações de marketing digital ao comentário interno, antes de irem ao ar publicamente

O pecado capital característico dos praticantes do marketing é a soberba. Quase todo marqueteiro acha que o que ele cria é exatamente o que o público-alvo quer. Porém, acreditamos que é sensato ouvir várias opiniões sobre qualquer produção intelectual, em particular de outras pessoas da própria empresa, pela facilidade de acesso e pelo conhecimento do assunto.

Agindo assim, além do marketing poder receber sugestões e comentários realmente úteis, também é uma forma de aumentar a motivação dos funcionários de fora do marketing, pela sua maior participação na comunicação da empresa.

3- Apresente os funcionários e suas realizações no site

Desde que expressamente autorizado por escrito pelos envolvidos, funciona para o marketing e o endomarketing exibir no site da empresa fotos dos funcionários, mini currículos ou até particularidades curiosas, profissionais ou pessoais.

Por exemplo "Maria da Silva bateu nosso recorde de vendas pela terceira vez! Parabéns Maria!" ou "José da Silva - Zeca - é um grande goleiro nas peladas das quartas-feiras" são publicações que acompanhadas das respectivas fotos humanizam a empresa para os clientes e valorizam e motivam os funcionários apresentados. 

O pessoal do marketing pode refletir um pouco sobre o ambiente, cultura e imagem de mercado de cada empresa, para decidir se um formato mais brincalhão ou mais sério seria o mais indicado, bem como a melhor motivação, frequência e regularidade dessas publicações. Caso se adote um caminho mais formal, contratar um fotógrafo profissional pode prover retratos mais adequados.

O pessoal de vendas e atendimento - recepção, suporte, treinamento, etc. - é uma aposta certa para essas publicações no site porque os "apresenta" para clientes com quem eles já falam ou vão falar, mas a ideia também pode funcionar com pessoal de retaguarda.

Alertamos que antes de começar essas atividade de apresentar funcionários no site, é necessária uma consulta a um advogado para o texto das autorizações de uso de imagem das pessoas, para evitar problemas.

4 - Mostre atividades internas / bastidores nas redes sociais - dica extra - 

A maioria das pessoas gosta de assistir "making of" e bastidores de filmes, porque é uma oportunidade de ver mais do que a apresentação formal, ensaiada e editada da estória. Guardadas as devidas proporções que sua empresa não é a 20th Century Fox e você não está produzindo Avatar, as pessoas - clientes e potenciais - também tem interesse em ver mais que sua apresentação formal ensaiada e editada, mais do que a  "cara" oficial que sua empresa mostra no site.

Publicar fotos e vídeos de lugares, ações e atividades internas da empresa nas redes sociais pode trazer várias vantagens: pode gerar bastante conteúdo para a voracidade incansável das redes sociais, pode aumentar o interesse e a simpatia dos clientes pela empresa e, no que tange o assunto central desse post, aumentar a valorização e motivação dos funcionários que aparecerem nas fotos e vídeos.

Por exemplo, uma foto do pessoal em volta da mesa da reunião de vendas, publicada no Instagram todas as segundas-feiras depois da reunião, acompanhada de uma legenda inspiradora e criativa funciona como marketing para o público externo e para o interno.

De novo, alertamos que antes de começar atividades que envolvam a publicação de imagens de pessoas, é necessária uma consulta a um advogado para a formalização das autorizações de uso de imagem das pessoas.

Endomarketing
O trabalho de endomarketing - utilizar técnicas de marketing para informar, motivar e reter funcionários - é complexo e abrange áreas muito diversas de conhecimento, sendo melhor realizado por gente especializada no assunto. 

Porém, muitas vezes é inviável para empresas médias e pequenas ter uma equipe, consultoria, ou agência externa especialmente para fazer endomarketing. Aí, a equipe do marketing digital geral da empresa pode dar algumas pequenas contribuições, por exemplo nos moldes que sugerimos neste post.

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