Antigamente, quando o maior canal de comunicação das
empresas com o mercado era a grande mídia – canais de TV, emissoras de rádio, revistas – era complicado para as empresas pequenas e médias fazerem
sua comunicação de marketing. Se sua
empresa era dez vezes menor que a Nike não dava para ela comprar um décimo de
anúncio que a Nike comprava no Jornal Nacional ou um décimo da página na Vogue. Essas mídias não eram vendidas em pequenas frações.
Geralmente, com um décimo da verba da grande empresa você não conseguia comprar anúncio nenhum. Havia
formas alternativas de marketing para verbas pequenas - eventos, panfletagens, ações no ponto de venda -, mas era impossível
alcançar-se grandes audiências com elas, não havia como quebrar o círculo
vicioso: verba de marketing pequena – audiência pequena – vendas pequenas –
verba de marketing pequena.
O crescimento e penetração da Internet em todos os público e
a facilidade de criação e publicação de conteúdo nessa mídia veio subverter a
lógica de que só empresa grande tem dinheiro para falar com grandes públicos. Com
uma verba pequena, muito trabalho, muita criatividade e um pouco de sorte pode-se,
às vezes, alcançar enormes audiências. Não é fácil nem garantido, mas há montes
de histórias de pequenos sites que viraram grandes empresas.
Ah, essa conversa toda quer dizer que com a verbinha que tenho é certeza que minha empresa vai ter sucesso na Internet? Não. Mas com a Internet pelo menos você tem a chance. E você só vai saber se tentar. Como comentário, para quem se entusiasmou para começar, se precisar de ajuda procure uma agência nativamente digital, que já nasceu e cresceu n o admirável mundo novo da Internet , como a Vendere 😄. Além de lidar melhor com a própria Internet elas sabem se virar melhor com orçamentos de todos os tamanhos.