quinta-feira, 8 de março de 2018

O que fazem os algorítimos do Facebook e do Instagram?

Você já deve ter percebido que Facebook e Instagram não mostram todos as suas postagens para todos os seus amigos ou seguidores. Das várias coisas que você posta, só algumas são mostradas para só algumas pessoas. Quem escolhe o que vai ser mostrado é o algorítimo - um conjunto de regras automatizadas.

Na matemática, algorítimo é um termo técnico para procedimentos e regras que possam ser automatizadas numa sequência de passos. Formalmente, todo programa de computador é um algorítimo. Porém, no contexto das redes sociais, se tornou comum usar coloquialmente algorítimo para se referir ao programa de computador da rede social que controla o que ela mostra. É nesse sentido que vamos usar a palavra neste post.

O maior objetivo dos algorítimos das redes sociais é fazer cada pessoa ver o maior número de posts que a agradem e o menor número de posts que a desagradem, ou que não tenha interesse. Ou seja, tornar o uso daquela rede social o mais prazeroso possível, para que a pessoa passe mais tempo navegando e volte mais vezes.

Esses algorítimos são tecnicamente sofisticados e levam em conta muitas variáveis para descobrir o que você gostaria de ver ou não: seus dados demográficos, o que você olhou, comentou ou compartilhou no passado, o gosto de quais amigos pode ajudar a prever o seu e muito mais. Os algorítimos das redes sociais não esquecem absolutamente nada do que você fez ao longo do tempo e podem testar você, mostrar coisas diferentes, para ir refinando o que funciona ou não.  Com tudo isso, o Instagram provavelmente sabe mais sobre sua personalidade do que seu terapeuta  😃...

Porém, para a infelicidade do prezado leitor que é marqueteiro digital, uma das coisas que os algorítimos não levam em conta é o peixe que você precisa vender com o suor do seu rosto, todos os dias .... Você gostaria muito que aquela foto do novo produto fosse mostrada para os seus 5.000 seguidores, só que a rede social vai  mostrar para só 50, que ela escolheu pelos critérios dela. E para tornar a sua vida no marketing ainda mais difícil, conforme o número de usuários e posts de todas as redes sociais vai crescendo o tempo inteiro, a possibilidade do seu post aparecer para a pessoa que você quer vai ficando cada vez mais diluída.

Para lidar com esse problema só há dois caminhos:

 1) Tentar jogar com as regras dos algorítimos - Pesquisar o que as próprias redes sociais já divulgaram a respeito e o que se descobriu ao longo do tempo e tentar criar posts que agradem essas regras. Esse é um caminho muito difícil. Os programadores das redes sociais não são bobos, sabem que todos os marqueteiros do mundo vão tentar manipular seus algorítimos, então criam proteções.

Por outro lado, se você conseguir criar posts que realmente agradem seu público, que gerem acessos, likes e compartilhamentos, eles provavelmente vão ser mostrados para mais gente, afinal o objetivo dos algorítimos é mesmo agradar as pessoas.

2) Pagar. Fazer anúncios ou posts pagos / impulsionados. Com o devido orçamento você pode aumentar a visibilidade da sua mensagem nas redes sociais, mesmo que seus posts não sejam os mais queridos do público.


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