quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Personalização em massa: de novo na moda

Personalização de tecido, estampa
e detalhes de vestido
A idéia de "personalização em massa" - produzir em grandes indústrias, com a qualidade e economia de escala industrial, produtos personalizados para cada comprador - foi muito falada no final dos anos 90 como um caminho para a indústria da moda.

Naquele tempo de começos da Internet já se pensava que com o uso de ferramentas on line seria possível chegar mais próximo do sonho dourado de peças com individualização de Haute Couture e preço de Prêt-à-porter. Um marco dessa época foi o lançamento, em 1999, do site NikeID pela Nike, que permitia o consumidor configurar pelo site várias características do tênis que quisessse comprar.
Personalização de cor e solado de sapato

De lá para cá muitas empresas tem flertado em maior ou menor grau com a idéia da customização em massa, e hoje além de gigantes como Nike e Burberry várias grifes  estão também entrando nessa onda de oferecer produtos únicos e exclusivos ou pelo menos muito personalizáveis, embora fabricados em estruturas industriais. Algumas iniciativas legais:

121Time: relógios que você configura a caixa, painel, correia e outros detalhes - http://www.121time.com/

Convivial Project: Lenços com padrões únicos que pode ser gerados por uma App para iPhone - http://www.convivialproject.com/
Veja um vídeo da App de gerar desenho orgânicos:


Generative Scarves App from Paul Ferragut on Vimeo.