sexta-feira, 18 de julho de 2014

Roupa sob-medida via escaneamento 3D do corpo

Site da Arden Reed com foto do caminhão "escaneador"
A grife americana Arden Reed lançou um serviço inovador e muito legal de fabricação de costumes e camisas masculinas sob medida: a empresa criou um caminhão que tem uma cabine de escaneamento do corpo. O cliente vai até o caminhão, entra na cabine onde fica só com a roupa de baixo e daí suas medidas são escaneadas pela máquina. Essas medidas  são passadas automaticamente para as máquinas de corte na fábrica. No caminhão também há mostruários de tecidos para a escolha do cliente.

Escaneamento de medidas
O caminhão "escaneador / medidor / provador" percorre rotas pré-estabelecidas, informadas no site da empresa e também pode fazer visitas agendadas e solicitadas pelos clientes.

Este modelo permite, por exemplo, o caminhão estacionar em frente a um prédio de escritórios, tomar as medidas de várias pessoas e depois enviar os ternos e as camisas.

O projeto começou em Nova Iorque mas a idéia é expandir para outras cidades. Pelo menos em teoria, o escaneamento pode acontecer em qualquer lugar do mundo, as medidas serem transmitidas por Internet para uma fábrica centralizada e depois as roupas enviadas via correio para o consumidor.

Assista um vídeo (em inglês) sobre este inovador modelo de produção de roupa sob medida: