segunda-feira, 1 de julho de 2013

Seu cliente quer ver seu site numa tela de 3 polegadas ou numa de 30 polegadas?




Hoje é difícil prever o tamanho de tela onde seu cliente vai querer ver seu site, pode ser em um celular de 3 polegadas, um tablet de 10 ou um monitor de computador de 30 polegadas, com todos os possíveis tamanhos intermediários entre uma coisa e outra.

A metodologia tradicional (e muita gente ainda faz assim) de desenvolver sites era prever um tamanho ideal de tela para o site ser visto, normalmente a tela mais comum de micro, uma tela de tamanho médio e otimizar o site para esta tela. Na prática, o site só funcionava direito na tela ideal. Em telas menores ficava difícil de ver e navegar, e em telas grandes desperdiçava espaço, não aproveitava para mostrar mais ou melhor.

A solução para este problema é construir sites "responsivos" (do inglês "responsive"), sites que se auto-modificam, que se adaptam a diferentes tamanhos de tela. Nas telas grandes mostram mais imagens, mais informação e fotos maiores para aproveitar o espaço e nas telas menores reduzem as fotos e re-arranjam os elementos da página, para ficar bonito e fácil de usar também nas telas pequenas.

Clique aqui, para ver um exemplo de site responsivo desenvolvido pela Vendere, o site da tecelagem Saliba. Ao chegar no site, experimente mudar o tamanho da janela do Browser e ver como o site se adapta. É bem legal.