segunda-feira, 15 de julho de 2013

QR: A etiqueta do site, fora do site

Já abordamos em outras postagens aqui a importância de se usar mídia convencional, como impressos, anúncios e eventos, para trazer mais gente para visitar seu site. Uma das maneiras de facilitar esse acesso é incluir em todo seu material impresso, nos estandes de eventos e vitrines da lojas (entre outros)  um QR - Quick Response code.

O QR é um formato gráfico para se escrever mensagens que podem ser lidas por uma máquina. É similar ao código de barras, comum na embalagem de produtos, só que por ter duas dimensões pode guardar mais informação que o código de barras.

Duas características dos QR nos interessam aqui: 
1) você pode escrever o endereço do seu site no formato QR 
2) A maioria dos celulares inteligentes lê QR usando a máquina fotográfica do telefone e uma App (aplicação) de leitura de QR. 

Ou seja, você imprime um QR (parecido com essa ilustração acima) a pessoa aponta a câmera fotográfica do celular para o QR e via a aplicação de leitura, vai direto para seu site, sem ter que digitar o endereço "www.........com.br"

Um QR pode ter o endereço da home page do site ou qualquer outra página, uma página de produto por exemplo. Então você pode ter numa vitrine de loja, ou em um balcão de exposição de uma feira de negócios uma etiqueta de QR diferente ao lado de cada produto. Nesse exemplo, a pessoa  pode apontar a câmera do celular dela para cada etiqueta com QR, e o celular já abre automaticamente a página daquele produto na tela do celular dela.

Se você ainda não tem uma App de leitura de QR no seu celular, experimente baixar um "QR Reader" da Apple Store (se seu celular for iPhone) ou da Google Play (se seu celular usar Android) e mandar seu celular ler o QR no topo desta postagem (é como se você fosse tirar uma fotografia da tela desse blog) . Você verá que ela remete ao endereço do site da Vendere.