quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Seu negócio é fazer marketing do seu negócio

Você gostaria de ter o monopólio do seu mercado? Nós também, do nosso. Mas não adianta sonhar. Você vai ter que brigar com gente que entrega o que você entrega, tão bem tão quanto você.

Super competição
Os últimos anos trouxeram duas mudanças difíceis de lidar, para todos os executivos e empresários, em todos os mercados: a revolução da qualidade e a transparência da informação.

A primeira significa que, hoje, todo produto tem qualidade. A qualidade não é mais um diferencial, é uma obrigação para permanecer vivo no mercado. Todo mundo é certificado ISO, oferece garantias além das legalmente obrigatórias, faz recall quando detecta problemas...

A segunda – transparência da informação, principalmente via Internet – significa que os recursos e vantagens competitivas de qualquer produto ou serviço são facilmente conhecidas e rapidamente copiadas pelos concorrentes.

Todos são iguais, mas uns são mais iguais que os outros
Este que vos escreve tem certeza que se a prezada leitora ou o prezado leitor comprar um Toyota Corolla, ou um Honda Civic, ou um Volkswagen Jetta, não se arrependerá. São todos ótimos. 

Um tem o porta-malas um pouquinho maior, um outro acelera um pouco melhor e um terceiro tem mais espaço no banco de trás, mas no uso real a diferença é quase nenhuma. Todos resolvem muito bem o problema de transportar o cliente e sua família.

No entanto, concretamente, cada comprador faz um gordo cheque e dá para Toyota e não para a Honda, ou vice-versa. Você já se perguntou porque ?

Alguém tinha que dizer isso para você
O mesmo acontece com seu negócio, caro leitor, não se engane. Se não comprar de você, seu consumidor vai comprar de outrem um produto ou serviço muito parecido, de mesma qualidade e por preço parecido. Então porque o consumidor ou o comprador institucional de uma empresa deveria dar um cheque para você e não para seu concorrente? 

Em uma palavra: marketing.

É prezada leitora, prezado leitor. Fazer um produto de alta qualidade e/ou prestar um serviço de primeira linha não é seu negócio, é sua obrigação. Seu negócio é fazer o marketing dele.

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