Você pode (e na nossa opinião deve) complementar sua estratégia de campanhas de marketing com uma estratégia de marketing de conteúdo always on. Entenda as diferenças, usos, vantagens e dificuldades dessas duas abordagens do marketing.
Blitzkrieg
Historicamente, o pessoal do marketing sempre gostou de metáforas militares, como "atacar o público alvo" e "conquistar territórios". Uma dessas metáforas mais queridas e usadas é campanha: uma ação relativamente curta no tempo, com começo, meio e fim muito claros. Se possível, agressiva e vitoriosa...Antes da Internet, praticamente toda a comunicação de marketing de todas as marcas era estruturada na forma de campanhas: a campanha de lançamento do novo produto, a campanha de vendas do Dia das Mães, a campanha de divulgação do novo sabor do refrigerante.
Parte dessa organização da comunicação em campanhas se devia ao fato que a mídia tradicional era muito cara e muito escassa - meia dúzia de canais de TV, grandes revistas e rádios dominavam quase a totalidade da audiência. Assim, podiam cobrar praticamente o quanto quisessem.
Às marcas sobrava organizar toda sua comunicação com o mercado em ações relativamente curtas e específicas - as campanhas. Mesmo as marcas muito grandes - bancos, maiores cervejas, etc. - não tinham fôlego para uma comunicação contínua. Apenas realizavam campanhas mais frequentes ou mais intensas que as marcas menores.
A força disruptiva da Internet
O crescimento da Internet, em particular a chegadas das redes sociais em 2003 com o pioneiro Facebook, atingiu o modelo tradicional da comunicação de marketing como um tsunami. A banda passante disponível para as empresas se comunicarem com o mercado passou de estreita e cara - a grande mídia - para praticamente infinita e barata - a Internet.Não vou me focar aqui sobre a devastação que isso provocou nas agências de propaganda e empresas de mídia, mas quero chamar a atenção neste post para uma oportunidade que se abriu para as marcas: manter uma conversa permanente com o mercado. Uma conversa always on - sempre ativa.
Always on é 24/7. E mais.
A essa altura deste post, a prezada leitora ou prezado leitor podem estar pensando "Eu tenho um site na Internet. Ele está no ar 24 horas por dia, 7 dias por semana. Já tenho comunicação always on, não preciso fazer mais nada."Cabe então registrarmos uma diferença entre um conteúdo always available - sempre disponível - para um conteúdo always on - sempre ativo. Todo conteúdo publicado na Internet está sempre disponível. Se um potencial cliente quiser entrar às 3h da manhã no site da sua empresa, prezada leitora, prezado leitor, ele estará lá disponível.
Porém, eu recomendo você perder a agradável ilusão que se você tem um site não precisa fazer mais nada, porque a Internet trabalha por você enquanto você dorme. Hoje em dia, as pessoas estão acostumadas à conversação permanente das redes sociais e esperam da presença digital de qualquer empresa um fluxo permanente e interessante de conteúdo.
A estratégia de conteúdo always on é a estratégia de acrescentar e atualizar seu conteúdo - textos, fotos, ilustrações, vídeos - regular e permanentemente. Oferecer ao público mais que um conteúdo sempre disponível, oferecer um conteúdo sempre novo, ativo, vivo.
Quando o cliente ou potencial cliente entrar no seu site ou redes sociais vai sempre encontrar conteúdo novo e interessante, que ele não viu da última vez que veio.
O marketing de conteúdo always on é o fim das campanhas?
Não. A ideia de uma campanha de marketing - uma ação de marketing por um tempo determinado relativamente curto, com um objetivo, um começo, um meio e um fim claros - continua sendo válida para atingir objetivos temporários ou sazonais e para focar esforços e atenção da empresa e do público em determinados objetivos.Mas com a Internet, as campanhas de marketing passaram a ser ferramentas a serem usadas quando você achar necessário e não um forma única de estruturar toda a comunicação da marca. As campanhas devem ser usadas paralelamente a uma conversação permanente com o mercado.
Fizemos questão de usar a palavra "conversação" no parágrafo anterior, ao invés de apenas comunicação, porque uma estratégia de conteúdo always on não se basta em simplesmente criar e publicar conteúdo novo, é preciso criar conteúdo que as pessoas queiram consumir, portanto também é preciso ouvir o que seu público e o mercado estão falando.
Conclusão
Ao mesmo tempo que barateou e facilitou o acesso à comunicação de marketing para muitas empresas, a Internet introduziu um nível novo de complexidade e dificuldade: as pessoas muitas vezes esperam e querem uma conversação regular e permanente com as marcas.Isso demanda a criação e produção permanente e regular de conteúdo - textos, fotos, ilustrações, vídeos - para o site e redes sociais das empresas: uma estratégia de conteúdo always on, conteúdo ativo, sempre renovado, vivo.
Porém, criar conteúdo regularmente, de alta qualidade e antenado nos clientes e mercado, não é o core business (a atividade fim) da maioria das empresas. Contratar uma pessoa ou uma equipe só para fazer isso pode ser caro e desviar esforço da gestão da empresa.
A melhor solução para sua estratégia de conteúdo always on é contratar uma agência especializada em criar conteúdo de qualidade, como a Vendere 😀.
Gostou do post?
Compartilhe! ↓ →