Uma opção para ajudar atender a demanda crescente de conteúdo novo em sites e redes sociais é pedir para seus clientes criarem conteúdo para você, especialmente fotos e vídeos. Além de economizar na criação e produção, conteúdo criado fora da "bolha" da sua própria empresa pode trazer ideias inovadoras de marketing e utilização dos produtos. De quebra, a pessoa que tiver seu conteúdo publicado no seu site tende a compartilhar isso nas redes sociais dela, aumentando o alcance do seu marketing.
Porém, conteúdo gerado pelos clientes traz, junto com as vantagens, riscos e dificuldades que precisam ser enfrentados, principalmente o fato que o conteúdo pode ser de qualidade ruim: foto mal tirada, vídeo mal feito ou utilização inadequada dos produtos. Dado isso seguem nossas 5 dicas para utilização de conteúdo gerado pelos seus clientes no seu marketing:
1) Verifique questões legais ligadas à direito de propriedade e uso de imagens: Converse com um advogado sobre possíveis permissões legais que você precisará informar e pedir autorização dos seus clientes, para poder usar imagens geradas por eles em seu marketing, em particular se as imagens contiverem pessoas.
2) Estimule o envio do tipo de conteúdo que você quer: Pode até ser que seus clientes enviem espontaneamente , ou postem nas suas redes sociais, conteúdo útil ao seu marketing, mas o mais eficaz é você pedir. Com isso, não só você aumenta a quantidade de envios úteis como pode determinar mais ou menos o assunto e o formato que você precisa, por exemplo: "Envie vídeos de até 5 segundos segurando o celular na horizontal, de um local que você visitou com os pacotes de viagem da nossa agência de turismo".
3) Selecione só os melhores: A grande maioria das fotos e filmes postadas em redes sociais são péssimos, considerando os padrões de uma fotografia profissional de marketing. Então, não deixe suas redes sociais abertas para as pessoas postarem as fotos e filmes que bem quiserem, peça para elas enviarem por e-mail ou Whatsapp e selecione só as melhores. Claro que, às vezes você pode deixar passar uma foto piorzinha até para dar mais autenticidade ou intimidade, mas a escolha sempre tem que ser baseada no que for melhor para seu marketing.
4) Avise claramente que vai selecionar só uma pequena parte do material: não só todo mundo se ilude que tira fotos e filma bem, todo mundo acha que o próprio filho é bonito.... então se alguém manda a foto do filho usando uma das camisetas que você vende e a foto não é publicada no seu site a pessoa pode até se ofender. Então é preciso avisar claramente que só uma pequena parte será publicada e já pedindo desculpas pelos não publicados: "Agradecemos a imensa adesão que o nosso concurso de fotos de jeans customizados teve junto aos nossos clientes, só lamentamos que, devido a uma questão de espaço, só podermos publicar uma pequena parte..."
5) Renove periodicamente o pedido de conteúdo e o respectivo tema: Um pedido com começo meio e fim, por exemplo um concurso com uma data final de publicação dos resultados recebe mais envios que um pedido em aberto, permanente, de envio de conteúdo de marketing. Com isso você também pode ir renovando o tipo de conteúdo que solicita, conforme suas necessidades vão mudando.
6) Permita uma certa lateralidade de tema em relação aos seus produtos ou serviços: para alguns negócios pode ser mais fácil achar temas para pedir para as pessoas mandarem fotos ou vídeos, mas mesmo para esses, permita-se pensar temas próximos, que não envolvam diretamente fotos dos seus produtos. Por exemplo se você vende bicicletas, o óbvio são fotos de pessoas pedalando ou próximas às suas bikes, mas você poderia por exemplo pedir fotos de pontos turísticos onde as pessoas foram pedalando.
Gostou do post?
Compartilhe! ↓ →