É muito fácil postar textos, fotos e vídeos no Facebook, certo? Então você mesmo pode se encarregar de postar na página da sua empresa certo? Errado. Uma coisa é postar na sua página pessoal uma foto do aniversário do seu filho, ou foto do seu cachorro dormindo para provocar um sorriso e alguns cliques "curtir" dos seus amigos, outra coisa, completamente diferente é fazer postagens na página da sua empresa que ajudem a construir sua marca e vender seus produtos.
Por exemplo, você pode construir uma casa com suas próprias mãos se quiser. É só passar na Telha Norte ou no Leroy & Merlin, comprar tijolos e cimento e, com um pouco de disposição física, você mesmo pode levantar uma casa em um terreno. Depois de pronta é só fazer um churrasquinho na laje para comemorar... Enquanto isso seu concorrente chama um arquiteto e uma construtora para fazer a casa dele. Adivinhe aonde o cliente vai querer entrar.
Entendemos, é claro, a tentação da economia do "faça você mesmo". Se eu, executivo ou empresário, posso postar com facilidade ou ainda tem aquele "menino do departamento de marketing", que estuda comunicação na ESPM, fica o dia inteiro no celular acessando as redes sociais, deixa ele cuidar do Facebook da empresa, o salário dele já está pago mesmo...
Infelizmente, para não ser devorado pela concorrência, na crescente guerra de milhões de páginas do Facebook pela atenção do Internauta, não basta boa vontade ou conhecimento das redes sociais como usuário. É preciso primeiro, uma estratégia de sinergia com suas outras atividades de marketing e vendas, um plano de postagem coordenado com seus objetivos de curto, médio e longo prazos.
Depois é preciso experiência de informática e do funcionamento interno do Facebook. E por último mas não menos importante é preciso experiência em design, fotografia e redação de textos publicitários e experiência em particular do que dá mais resultado em design, fotografia e redação para o Facebook, que é uma mídia muito diferente.
Então, brinque escrevendo piadas, tirando fotos dos seus filhos, de cachorros, de viagem para a praia e postando tudo na sua página pessoal do Facebook. Mas na hora de ganhar dinheiro, na hora que sua empresa estiver na reta, contrate a melhor agência digital que puder pagar, para cuidar da página do Facebook da sua empresa. Seus concorrentes não estão brincando.