terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Ideias sobre o marketing de fabricantes

Se você é fabricante e vende seus produtos para lojistas, que vão revendê-los, ou para outras empresas que vão incorporá-los nos produtos delas e daí revendê-los, você precisa pensar diferente de alguém que vende para o consumidor final, na hora de fazer marketing. Seguem 3 considerações e 1 ideia sobre estas diferenças:


Numa empresa as decisões de compra são coletivas
Embora você possa fechar negócio com uma pessoa só representando uma empresa, um comprador ou diretor por exemplo, esta pessoa sempre precisa prestar satisfação à outras. Mesmo quando se fecha negócio com o dono da empresa, ele normalmente verifica com o sócio, ou com quem vai vender o produto se aquela compra é boa para empresa. 

Diferentes audiências querem mensagens diferentes

As necessidades, aspirações e metas dos diferentes envolvidos na decisão coletiva de compra numa empresa, por exemplo o gerente financeiro, o gerente de vendas e o dono da empresa são diferentes entre si. Claro que pode haver uma intersecção, e grande, de interesses, mas os vieses são outros. Então a mensagem de convencimento para cada um tem que acompanhar esses vieses na argumentação.

A decisão de compra empresarial é demorada

Uma empresa leva mais tempo para comprar que um consumidor individual, porque as compras não são por impulso e precisam de aprovações coletivas. Além disso decisões sobre a lucratividade futura podem ser mais complexas que a simples satisfação pessoal, motivadora do consumidor. Assim, a promoção “só hoje”, ou qualquer estímulo de curto prazo, tende a não funcionar.  É melhor pensar em permanência, consistência e construção de relacionamentos  de médio e longo prazos. 

Digital é o marketing B2B por excelência

As ferramentas do marketing digital são ideais para atender as demandas especiais do marketing B2B* que apresentamos acima: diferenciação de audiências, persistência e construção de relacionamentos. Uma boa agência digital pode ajudar.

*B2B - Business to Business, empresas que vendem para outras empresas