quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

3 sugestões para seu marketing 3/3 - Incluir vídeo no seu marketing digital

A Cisco – principal empresa americana de produtos de infraestrutura de comunicação da Internet – fez um estudo sobre a participação de vídeo no tráfego da Internet e concluiu que até 2021 vídeo vai ser 82% de tudo que trafega pela rede.

Como vídeo é mais caro e difícil de produzir que um texto ou uma foto, essa dominância só pode ser explicada pelo lado da demanda: as pessoas querem consumir vídeo, mais que outras mídias.

Além disso, se uma foto vale mil palavras, um vídeo vale mil fotos... há muitas ideias e conceitos de marketing e negócios sobre seu produtos e serviços que podem ser passados muito melhor e mais convincentemente por vídeo. E pra fechar essa lista não exaustiva das vantagens do vídeo: vídeo aposta em uma das mais difundidas características humanas, a preguiça.

Entre ler um textão e tentar entender alguma coisa ou só ficar assistindo alguém explicando o assunto, a maioria das pessoas prefere assistir. Somando tudo isso, na nossa opinião fica claro você tem que considerar incluir vídeo no seu marketing.

Porém vídeos não são fáceis de produzir. Se fotos amadoras já ficam com uma cara meio tosca (quando comparadas com o padrão de uma foto profissional de propaganda) vídeo amador então dá vontade de chorar. A câmera mexe errado, o objeto não está bem iluminado, o som pega ruído do carro passando na rua... Para fazer uma graça com seus amigos nas redes sociais, tudo bem. Mas não dá para associar essa falta de qualidade com sua marca.

E aqui cabe mais uma reflexão sobre o profissionalismo. Existem vários canais de vídeo de muito sucesso no Youtube de aparência bem tosca. Mas são canais de entretenimento: garotão contanto piada ou falando de vídeo-game, mãe brincando com a filha e por aí vai. E os mais bem sucedidos tem uma retaguarda de produção profissional, embora façam uma força danada para parecer que tudo aquilo é só uma moça simpática falando naturalmente para câmera.

Dependendo do tipo de produto ou serviço ou de seu público alvo - por exemplo se você vende para gente muito jovem -  você até pode adotar uma linguagem que pareça mais espontânea, mais improvisada, na linha dos Youtubers de sucesso, mas você não imagina a enorme quantidade de trabalho que é necessária para parecer que você não teve trabalho...

Além disso, para muitas empresas não é fácil pensar em um roteiro de vídeo que ajude a atingir os objetivos de marketing e mais difícil ainda se você lembrar que é preciso fazer isso repetida e regularmente. Uma das dificuldades de fazer bem feito é que seu público vai querer mais... 😀

Então pra fechar o post: 1) Pense seriamente em incluir vídeo no seu marketing digital. As pessoas adoram vídeos e eles são muito eficientes para passar mensagens de marketing e 2) Profissionalize desde o começo, fale com uma produtora de conteúdo (como a Vendere) para ter um plano e execução profissional de uma estratégia de vídeo.

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